O que é uma gestão eficaz?

Perguntado por: omelo5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Uma gestão eficaz é aquela que vai além dos resultados financeiros, visando o crescimento sustentável de toda a empresa. Ela leva em consideração o bem-estar e satisfação da equipe e clientes, além de prezar pela responsabilidade social com a comunidade onde está inserida.

Com a gestão eficiente, conseguimos mais ordenação nas atividades, já que temos condições de visualizar aonde devemos chegar, preparar o caminho para isso, prever obstáculos pela frente e agir antecipadamente para dominá-los. Prazos nos jobs são seguidos, o fluxo de caixa aumenta e clientes ficam mais satisfeitos.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

Boas Práticas de Gestão para Empresas

  • Fazer tudo com planejamento.
  • Ter organização financeira.
  • Organizar o estoque.
  • Usar a tecnologia a seu favor.
  • Investir em marketing e comunicação.
  • Oferecer um excelente atendimento ao cliente.
  • Fortalecer a cultura organizacional.
  • Valorização dos colaboradores.

Contudo, é possível manter um time produtivo, motivado e que não busca por outras oportunidades com apenas 3 pilares: TREINAMENTO, TRANSPARÊNCIA E COMUNICAÇÃO.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  • Foco no cliente.
  • Liderança.
  • Melhoria contínua.
  • Visão sistêmica.
  • Relacionamento positivo.
  • Conscientização de todos os colaboradoresC.
  • Gerenciar processos.

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?

  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

Bem, gestão, nada mais é do que um conjunto de ações necessárias para se administrar uma organização em todas as suas áreas. Para isso, a gestão promove a integração entre elas, bem como uma melhor utilização dos recursos disponíveis, com o objetivo de atingir os objetivos planejados.

Onde falta gestão, sobram problemas de planejamento, controle de processos e acompanhamento de resultados. E tudo isso, no fim, certamente causará uma série de danos.

De forma simples e objetiva, a liderança eficaz é aquela capaz de atingir as metas estipuladas pela empresa, sejam elas em específico para aquele setor ou para a empresa de modo geral.

É preciso saber comandar, ouvir, orientar, engajar, reconhecer, valorizar, incentivar e agir alinhado à missão, visão e valores da empresa, sem descuidar da moral e satisfação dos colaboradores.

5 pilares da gestão de pessoas

  1. Motivação. A motivação é um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas, uma vez que colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos e promotores da marca empregadora. ...
  2. Comunicação assertiva. ...
  3. Conhecimento e Competência. ...
  4. Treinamento e Desenvolvimento. ...
  5. Trabalho em equipe.

O que é a Gestão de Pessoas? A gestão de pessoas é a capacidade de trabalhar bem com o outro. Um professor, por exemplo, precisa ter boa oratória para conseguir extrair o máximo do potencial de seus alunos. O mesmo vale para o técnico de uma modalidade do esporte com atuação coletiva.

Gestão de pessoas como competência da liderança
Motivar cada colaborador e engajar a equipe com uma visão e missão estimulantes. Criar uma cultura de responsabilização mútua.

Quais os 7 benefícios da gestão da qualidade

  1. Melhor desempenho empresarial. ...
  2. Satisfação do cliente. ...
  3. Consistência dos produtos. ...
  4. Implementação das melhores práticas. ...
  5. Produtividade. ...
  6. Aumento do desempenho financeiro. ...
  7. Melhoria da comunicação interna.

Uma das melhores práticas da gestão de pessoas, é saber ouvir os colaboradores e aproveitar suas ideias para tornar a empresa mais competitiva. Claro, os profissionais devem assumir as suas responsabilidades e trabalhar com certo grau de independência.

Com uma empresa bem gerenciada, os diretores podem estipular novas metas com propósitos claros e específicos, além de motivar os funcionários. As metas devem estar descritas com detalhes para facilitar a compreensão dos colaboradores.

Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros.

É eficiente quem atinge seus objetivos empregando menos recursos, sejam eles tempo, capital, mão-de-obra, combustível, energia etc. Mas cuidado! Atingir objetivos claros. Porque se você atingir seu objetivo sem definir um nível de qualidade, fica fácil ser eficiente.