O que é uma gestação tópica é incipiente?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

gravidez tópica — dentro do útero; gravidez ectópica — o primeiro USG já mostra uma gravidez fora do local; abortamento em curso — sinais de perda, como frequência batimentos cardíaco-fetais incompatível com a idade gestacional; gravidez incipiente — ainda não há indícios de gestação dentro da cavidade uterina.

Já o saco gestacional representa o primeiro sinal diagnóstico de gestação intrauterina, podendo ser visualizado à ultrassonografia transvaginal com 4 semanas e 3 dias, a partir da data da última menstruação.

É comum que não se veja o bebê e somente o saco gestacional assim como a vesícula vitelina com 5 semanas de gravidez. Se isso acontecer, não se preocupe, é perfeitamente normal!

Causas da gravidez ectópica
Nesse sentido, infecções ou cicatrizes nas trompas de falópio podem causar obstrução, que impede a passagem do embrião até o útero. Além disso, malformação das trompas também acaba prejudicando o deslocamento do óvulo fecundado ao local onde deveria ocorrer sua implantação.

Gravidez tópica: O embrião desenvolve-se na cavidade do útero. Gravidez ectópica: O embrião desenvolve-se em estrutura fora do útero. Um tipo relativamente comum de gravidez ectópica é aquela em que o bebê desenvolve-se na tuba uterina.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

Ao final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

Não, com 5 semanas nem os batimentos cardíacos durante o exame de ultrassom são detectados. É muito cedo para perceber mexidas e pontapés.

A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

A vesícula vitelínica (VV) é uma estrutura extra-amniótica, detectável por meio da ultrassonografia bidimensional (US2D) antes mesmo do aparecimento do embrião, por volta da 5ª semana de gestação.

A gravidez ectópica é confirmada com a realização de uma ultrassonografia transvaginal, para verificar se o embrião se implantou no útero ou não, e a dosagem do hormônio b-hCG.
...
Entre os mais comuns da gravidez tópica, estão:

  1. Atraso da menstruação;
  2. Cólicas;
  3. Aumento do volume dos seios;
  4. Enjoos;
  5. Fadiga.

Diagnóstico de uma gravidez ectópica
Exame pélvico: exame feito para localizar dor, sensibilidade ou uma massa no abdômen. É realizado para descartar outros fatores. Ultrassonografia transvaginal: exame realizado para determinar se o útero contém um feto em desenvolvimento e veja a localização exata da sua gravidez.