O que é uma geometria dos fractais?

Perguntado por: aconceicao8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A geometria fractal estuda as propriedades e comportamentos de figuras mais complexas que a geometria euclidiana (ou dimensão topológica) abrange, e descreve situações que não podem ser descritas pela geometria euclidiana, por esta falhar nesses casos.

Os fractais são fonte riquíssima a ser explorada no ensino da matemática, portanto sua inserção no currículo escolar pode contribuir para o que os PCNEM chamam de interdisciplinaridade, pois permite associar os diversos conceitos matemáticos, tais como área, volume, perímetro, progressões, números complexos, logaritmos ...

Os fractais surgiram quase que ao acaso, no trabalho de alguns cientistas no final do século XIX e início do século XX. Como eram objetos que não se enquadravam nos padrões de conhecidos até então, acreditava-se que não tivessem valor científico e foram rejeitados a princípio e catalogados como “demônios”.

Benoît Mandelbrot

O matemático franco-americano Benoît Mandelbrot morreu em Cambridge, de câncer, aos 85 anos. Seu nome está ligado ao surgimento dos fractais, família de formas geométricas que ele descreveu nos anos 1970 e teve implicações em áreas como a biologia, a física, a astronomia ou o sistema financeiro.

Fractal é um termo inventado por Benoit Mandelbrot (1983), para descrever formas irregulares na natureza. Os fractais têm como características a dimensão fracionária, autosimilaridade em escala, complexidade infinita e processo de realimentação iterativo.

Fractais são memórias com cargas emotivas. Considerando que tudo que já vivemos ainda se encontra registrado em nosso inconsciente, um fractal é uma memória que ficou presa numa situação. Na primeira vez que você se sentiu abandonado, um fractal foi gerado.

Existem três categorias principais de formas fractais: os fractais geométricos (possuem regras fixas de substituição geométrica); os definidos por uma relação de recorrência em cada ponto do espaço; e os fractais aleatórios [3].

Paulo Mors - Os fractais são figuras geométricas complexas que apresentam como característica principal a autossimilaridade. Digo figuras complexas porque a autossimilaridade também é característica de figuras não fractais, nesse caso chamadas de figuras compactas.

Aplicação dos Fractais na Medicina:
De maneira geral, esta teoria matemática apresenta características em fenômenos cardíacos e pulmonares, além de uma aplicação notável na tomografia computadorizada, através da análise de imagens geradas, possibilitando aos médicos uma nova visão da anatomia interna do corpo humano.

O indicador Fractal imprime setas nesses altos e baixos. Uma seta acima de uma barra de preço é um fractal de compra, enquanto uma seta abaixo de uma barra é um fractal de venda. Um fractal de compra serve como resistência, mas uma quebra acima dele aciona um sinal de compra.

Das características que definem um fractal, a mais importante é a dimensão fracionaria de alguns fractais, é por isso que são descritos como os “Fantasmas Matemáticos de Dimensão Fracionária”, podemos dizer que Fractais são formas complexas que não podem ser medidas apenas por dimensão topológica.

A geometria fractal surgiu da necessidade de se calcular e descrever certos fenômenos da natureza ou objetos que não possuem forma definida. Descontinuidade, surtos de ruídos, poeira de Cantor – fenômenos como estes não eram mencionados nas geometrias dos últimos dois mil anos.

Os fractais estão em todo o lado, incluindo no corpo humano – nos circuitos neuronais, nos pulmões, com a sua árvore respiratória de brônquios e bronquíolos, ou na extensa rede de vasos capilares, mostrando-nos que também nós fazemos parte da mãe natureza.

Última atualização: 23 de janeiro de 2023 4.5 / 5 12 votos O Fractal 358 é um método criado por Rogério Araujo, CEO da ROAR Educacional Gestor Profissional de Investimentos, que mostra potenciais alvos para suas operações e locais onde aumentam os riscos de realizar uma operação. CURSO FRACTAL 3-5-8.

1- Para construir dragão fractal, você deve desenhar uma linha com 900 unidades de comprimento (iniciador). 2- Substitua o iniciador por duas linhas usando como referência um ângulo de 45 graus (gerador). 3- Substitua as duas linhas por quatro linhas e continue a iterar.