O que é uma frenagem brusca?

Perguntado por: hcurado . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A frenagem brusca acontece principalmente pela falta de atenção, pela falta de previsão, falta de antecipação, excesso de confiança, avaliações erradas do condutor, negligência, imprudência e imperícia.

A frenagem de emergência é aquele momento que exige do condutor uma reação rápida: trata-se de frear de maneira rápida após o motorista notar algum anormal na pista ou no trânsito.

Em carros com câmbio mecânico, coloque o pé na embreagem e no freio, para não reduzir uma das forças e facilitar a frenagem. Cuidado para não frear bruscamente, pois as rodas podem ser travadas.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.

A frenagem é feita pelo contato das pastilhas de freio com o disco, que por sua vez provoca a desaceleração das rodas. O disco de freio é acoplado ao eixo do carro, enquanto as pastilhas são conectadas às pinças ligadas à suspensão do automóvel.

A frenagem de emergência é o momento em que um condutor freia o carro com tudo, pisando fundo no pedal. Geralmente isso ocorre devido ao surgimento de alguém ou algo na pista.

Sabendo disso, o mais ideal para uma frenagem correta é inclinar o corpo um pouco para trás, tentando deixar o peso no centro da moto, equilibrando o atrito. Na hora de realizar uma frenagem, várias coisas acontecem em centésimos de segundo, por isso o reflexo e o tempo de reação do piloto são cruciais.

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Inicialmente, o controle de tração ou TCS (Traction Control System) evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo por meio dos freios ABS. Só para exemplificar, em pisos molhados, com neve ou cheios de lama, o sistema inicia-se como uma forma de ajudar o condutor a não perder o controle do veículo.

Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

5) Freio: Não freie nas curvas
Frear nas curvas é um erro extremamente perigoso, pois pode causar um grave acidente principalmente nas estradas. Também causa um desgaste excessivo dos freios por sobrecarregar todo o sistema. Opte por frear antes de entrar nas curvas para atingir uma velocidade compatível.

Os pneus sofrerão uma tração aos quais não possuem resistência… Um pneu é feito para rodar e não para ser arrastados, o que acaba destruindo a durabilidade do pneu. Com os altos preços do material rodante, o prejuízo pode ser bem alto. O consumo é outra coisa que será prejudicada com o freio de mão puxado.

1. Acto ou efeito de frenar. 2. Travagem de um veículo.

Assim, você na ultrapassagem tem que retornar à faixa de origem. Já a passagem por outro veículo é o movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

Já a imperícia ocorre quando o condutor não possui habilidade ou conhecimento técnico o suficiente para realizar certa atividade. Exemplos mais comuns: não conseguir sair de uma situação de perigo e demorar para realizar manobras, como a baliza.

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.

115. O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

Artigo 143 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997
§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Quais são os tipos de freio de carro?

  • Freio de mão. Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. ...
  • Freio ABS. ...
  • Freio a tambor.