O que é uma frase imperativa?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.

Modo usado para dar uma ordem ou advertência
Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra!

As frases imperativas são qualquer frase que impere, ou seja, que mande e que possam terminar com ponto final e de exclamação: Ex:Entre no carro! Desligue a TV. Me dê uma ajudinha com isso!

Imperativo afirmativo e Imperativo negativo

Imperativo afirmativoImperativo negativo
Ordem, comando:Faz como eu falei.Não abras a porta!
Exortação, um conselho:Peça!Não te atrases.
Convite, uma solicitação:Vem! Revela a tua astúcia.Não venhas hoje.
Súplica:Deixa-me ir.Não me deixes sozinho.

O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. Neste modo verbal, a primeira pessoa do singular (eu) não existe.

As formas do modo imperativo são: Imperativo afirmativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma afirmação. Imperativo negativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma negação.

«Não venhas tarde» é a forma negativa do modo imperativo. Esta tem origem na forma negativa do presente do conjuntivo. Exemplos: a) «Eu digo-te que não faças isso» — presente do conjuntivo.

As frases imperativas são utilizadas para emissão de ordens, conselhos e pedidos. Levam ponto final ou ponto de exclamação e também podem ser afirmativas ou negativas. Imperativas afirmativas: Desista!

O imperativo não tem sujeito expresso, é então a terminação do verbo ou do auxiliar que indica a pessoa a quem se dirige o locutor;.

Todos os outros verbos no imperativo têm sujeito oculto: tu, você, nós, vós e vocês.

Frases exclamativas
Numa frase exclamativa, o emissor exprime um estado emotivo, exteriorizando seus sentimentos. É pontuada com ponto de exclamação.

O ponto de exclamação é usado na escrita para indicar diversos tipos de entonação exclamativa, como alegria, dor, entusiasmo, raiva, surpresa, entre outras ocorrências. Os pontos de exclamação indicam diferentes tons exclamativos.

Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.

A frase correta no modo imperativo, indicando ordem, é "Come here!". O modo imperativo é usado para dar ordens, instruções ou conselhos, e é formado pelo verbo no infinitivo sem o "to".

As frases afirmativas constatam um fato, e geralmente terminam com ponto final. Frases afirmativas são o oposto de frases negativas, em que o advérbio de negação, a palavra 'não' (não), está sempre antes do verbo.

2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante.

Terminações do imperativo negativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) --- (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. (Eles) radical + -em.
  2. ª conjugação (-er) (Eu) --- (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

Resumo sobre tempos verbais
Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo. A conjugação entre essas duas formas se difere na 2ª pessoa, tanto do singular (“tu”) quanto do plural (“vós”), tendo formas diferentes de conjugação quando no afirmativo e quando no negativo.