O que é uma frase emotiva?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A função expressiva ou emotiva transmite as emoções e os sentimentos do emissor da mensagem. É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc.

Como o próprio nome sugere, a função emotiva é sempre introduzida em textos carregados de sentimentos, como cartas de amor, poesias, descrições em primeira pessoa, versos ou frases que revelam o mundo interior e as questões do eu. A função desse tipo de linguagem é justamente emocionar.

O texto é escrito em primeira pessoa; É marcado pela subjetividade (presença de emoções do autor); Possui interjeições, exclamações e reticências.

Elas dividem-se em:

  • Afirmativas: A intenção é de afirmar sobre um determinado assunto. Ex: A diversão é muito importante.
  • Negativas: É quando fazemos uma declaração de maneira negativa. ...
  • Interrogativas: Revelam uma pergunta sobre algo. ...
  • Exclamativas: Indicam um sentimento de alegria, espanto, horror, entre outros.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

A função emotiva pode estar presente em diversos tipos de texto. O mesmo texto também pode apresentar características de várias funções da linguagem. Há, no entanto, uma que predomina.

A função emotiva ou expressiva da linguagem é usada para transmitir as emoções e sentimentos do emissor. A mensagem transmitida é subjetiva e pessoal, sendo construída conforme a visão do seu emissor. A pessoalidade da mensagem fica marcada pelo uso da 1. ª pessoa do discurso - eu.

O que é uma frase? Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro.

Frases inspiradoras podem trazer reflexão sobre a vida, inspirar o seu dia a dia e te motivar a adotar uma atitude e mentalidade mais aberta e positiva.

As características da função emotiva ou expressiva
Com isso, seu objetivo principal é de transmitir os sentimentos e as emoções do emissor, utilizando, para tal objetivo, a primeira pessoa, seja ela do singular ou do plural.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.

Frases exclamativas – Relacionam-se à exteriorização dos sentimentos atribuídos pelo emissor, podendo ser expressos sob várias circunstâncias. Exemplos: Nossa! Que bom que você veio.

As frases imperativas são aquelas que têm como função dar ordens, exortar, incitar ou mandar outra pessoa a realizar algo. Estas frases recorrem, na maioria dos casos, ao modo imperativo dos verbos. Por exemplo: Desligue o seu celular.

Frase declarativa

Que tipo de frase é: - "Pedro, vai para a escola. “ a) Frase declarativa.

Que envolve exclamação; admirativo.

Frases nominais são aquelas que não possuem verbos, exemplos: Boa tarde a todos. Cuidado, menino! Em cima da mesa um computador e várias canecas. Uma vista encantadora, com altas palmeiras e o mar.

Características da Função Poética
Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora. Proporciona uma subjetividade ao texto.

A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"

Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.