O que é uma frase descritiva?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

Basta apenas expressar por meio de palavras e adjetivos o que aquele objeto ou aquilo que se está sentindo representa. É essa explicação (descrição) que caracteriza esse tipo de texto. O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição.

função descritiva
A informa o veiculada quando se faz uso da fun o descritiva um tipo de informa o que "pode ser explicitamente afirmada ou negada e, pelo menos nos casos mais favor veis, objectivamente verificada". Exemplo: "o Jo o casou com a Maria".

O texto descritivo é um tipo textual que constrói um retrato verbal de algo ou de alguém, como um objeto, um lugar, uma pessoa, entre outros. Descrever algo textualmente é oferecer um retrato verbal ao seu leitor.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

Tipos de textos descritivos
A descrição é classificada de 2 formas: Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor. Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.

A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Existem dois tipos de descrição: objetiva e subjetiva
A descrição objetiva é aquela em que não se acrescenta as sensações de quem escreve, enquanto a descrição subjetiva contempla as sensações do seu autor, sendo transformada por seus sentimentos e emoções.

O texto descritivo é um tipo de texto que tem como principal objetivo apresentar o retrato de um objeto, lugar, personagem ou acontecimento. Descrever coisas é uma atividade cotidiana. Em produção de texto, isso é um elemento importante para a compreensão pelo leitor.

A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Redação descritiva
A descrição é um texto baseado na exposição/relato de objetos, pessoas, lugares, acontecimentos. Por isso, a descrição está pautada na narração minuciosa na qual o locutor oferece uma impressão sobre algo.

Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

Pesquisa descritiva é uma das classificações da pesquisa científica, na qual seu objetivo é descrever as características de uma população, um fenômeno ou experiência para o estudo realizado.

As pesquisas descritivas visam fazer uma análise minuciosa do objeto de estudo, seja um relatório governamental, pesquisa mercadológica ou outro. Nesse método, é investido na coleta de dados quantitativos como sexo, idade, escolaridade e outros.

O Texto Descritivo é aquele que detalha minunciosamente todos os aspectos dos personagens, lugares, acontecimentos, objetos. Ao criar uma descrição, o autor tem como objetivo apresentar suas impressões sobre as características, qualidades, sensações sobre o que foi observado.

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Por ter a característica de descrever, há a presença de bastante adjetivos e verbos de ligação. Exemplo de parágrafo descritivo: João Victor comprou um carro muito bonito. O carro é de cor azul, é grande, com 4 portas e vem com um sistema de som de última geração.

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). São exemplos de gêneros textuais descritivos: Diário.