O que é uma frase de um exemplo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro.

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

1. Frase. Define-se como todo e qualquer enunciado de sentido completo, não importando se é formado por uma ou várias palavras, ou se possui verbos ou não; caso não os possua passa a ser chamada de frase nominal. Frases têm como objetivo exprimir ideias, emoções, ordens, apelos etc.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

Provérbios e Ditados são frases curtas que têm a função social de aconselhar e advertir, ao mesmo tempo que transmitem ensinamentos. Alguns deles possuem rimas, recurso que facilita a memorização.

Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Há uma forma bem prática pra saber quantas frases há num texto, que seria contar os verbos existentes nesse texto. E, como vimos, há dois verbos: o verbo ser (quando afirma que o lugar É simples), e o verbo gostar (quando afirma que você vai GOSTAR).

A forma certa como se escreve a palavra é frase, com s. Os dois termos teriam a mesma pronúncia, mas somente o escrito com a letra s na segunda sílaba está certo, de acordo com a gramática portuguesa.

Eu é um pronome pessoal reto, devendo ser utilizado quando assume a função de sujeito. Assim, para eu deve ser utilizado sempre que se referir ao sujeito da frase e for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação. Era para eu fazer esta proposta.

Frase é qualquer enunciado que possa estabelecer por si só um sentido completo no processo de comunicação, portanto, “socorro!” e “silêncio” são exemplos de frases.

A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada.

Frase – É toda comunicação dotada de sentido. Como por exemplo: Que sorvete delicioso!

Um conjunto de diretrizes para autores afirma que uma frase de tamanho médio contém de 12 a 17 palavras, enquanto outra fonte relata uma média de 25 a 30 palavras na literatura revisada por pares, com algumas frases contendo mais de 60 palavras na amostra estudada.

Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal.

As frases afirmativas expressam afirmações:

  • Ontem eu fui ao dentista.
  • Meu pai gosta daquela cantora.
  • O vidro da janela está muito sujo.
  • Claro que eu pedi ajuda.
  • Eu fui selecionada no processo de seleção da empresa.

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Já sabes que qualquer frase contém dois elementos fundamentais: o sujeito e o predicado. Estas duas funções sintáticas são centrais numa frase, porque em qualquer situação de comunicação nós dizemos alguma coisa (predicado) sobre alguém ou alguma coisa (sujeito).

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.

Também de acordo com o Dicionário Aurélio, a palavra "mais" é um advérbio que "designa aumento, grandeza, superioridade ou comparação". Por isso, é utilizado quando se quer passar a ideia de maior intensidade, quantidade ou número. "Mais" tem o significado oposto de "menos", ou seja, são palavras antônimas.