O que é uma formação transversal?

Perguntado por: imaldonado6 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

As Formações Transversais são estruturas de Formação Complementar organizadas em torno de grandes temáticas, que oportunizam o aprofundamento dos estudos em uma perspectiva crítica e multifacetada, envolvendo diversos campos do saber.

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

O Estudo Transversal é uma disciplina 100% on-line e você poderá estudar de acordo com seu cronograma de estudos. Estas disciplinas foram criadas visando desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a sua formação pessoal e profissional, preparando-o para o mercado de trabalho.

O tópico de Formação Acadêmica é exclusivo para formação de nível básico, técnico e superior (incluindo pós-graduação). Para inserir cursos livres no currículo você pode criar o tópico "Formação Complementar". Confira: Como fazer um currículo de jovem aprendiz?

Quem se forma em licenciatura obtém o título de licenciado e pode dar aulas em escolas públicas ou particulares, no ensino fundamental ou médio. De modo geral, a licenciatura é para aquele estudante que pretende dar aulas na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Profissionalizante).

Por serem temas mais rápidos, geralmente usados como complemento, desdobramento ou atualização de determinada área, profissão ou ferramenta usada por aquele profissional ou estudante, eles costumam ter duração de 3 a 40 horas.

Os PCN definem como temas transversais: saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, ética, trabalho e consumo. (BRASIL, 1998, p. 48).

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

• Estudos Transversais
Medem a prevalência da doença (proporção da população que tem a doença num determinado momento) e por isso são frequentemente chamados de estudos de prevalência, porém, podem ser também chamados seccionais, corte-transversal e inquéritos ou surveys.

Vantagens da Pesquisa transversal
Rápido e fácil de executar (sem longos períodos de acompanhamento). Os dados são coletados apenas uma vez. Amostragem representativa. Capacidade de medir a prevalência de todos os fatores sob investigação.

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

A interdisciplinaridade questiona a segmentação dos campos de conhecimento realizada pela escola, e trabalha integrando as disciplinas. Já a transversalidade está relacionada à compreensão dos diferentes objetos de conhecimento, o que possibilita a referência aos sistemas construídos na realidade dos alunos.

O mais comum é que se respeite a ordem convencional: graduação, mestrado e, depois, o doutorado.

Os 6 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil

  1. Tecnólogo. O tecnólogo é um grau acadêmico conferido a quem se forma em um curso superior de tecnologia. ...
  2. Bacharelado. ...
  3. Licenciatura. ...
  4. Especialização. ...
  5. Mestrado. ...
  6. Doutorado.

Você pode nomeá-la, por exemplo, como “Educação complementar”. Nela, você irá listar o nome do curso, a instituição e a data de conclusão. Se houver espaço a ser complementado em seu currículo, é legal inserir também tópicos com os principais pontos abordados no curso.

Licenciaturas: os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.

Em nosso país, para que uma pessoa possa dar aula na Educação Básica de forma regular é necessário que ela obtenha uma formação específica, chamada de licenciatura. Isso é necessário para que ela tenha noção das práticas pedagógicas.