O que é uma formação complementar?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica.

O que é um curso complementar
Alguns desses cursos têm como base temas mais rápidos, usados como complemento ou atualização de determinada área e, deste modo, costumam ter duração de 3 a 40 horas. Já em relação ao valor, costumam ser bem variados, conforme a instituição.

O campo informações complementares do currículo existe para que você possa inserir realizações profissionais que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio, voluntariado etc.

Por serem temas mais rápidos, geralmente usados como complemento, desdobramento ou atualização de determinada área, profissão ou ferramenta usada por aquele profissional ou estudante, eles costumam ter duração de 3 a 40 horas.

Como colocar cursos e certificados no currículo

  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios, enriquecedores e implementadores do perfil do acadêmico por meio da participação do estudante, a partir do 1º semestre de ingresso no Curso, em atividades compreendendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais e ...

As atividades complementares são, assim, compostas por experiências em: participação em seminários, congressos e encontros culturais; colaboração na organização de eventos; participação em pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; atuação em projetos de ação comunitária ou em atividades artísticas; estágios ...

O certificado de horas complementares é o documento que comprova a sua participação nas atividades extracurriculares consideradas relevantes para o seu curso. Ele deve ser entregue ao setor da sua faculdade responsável pelo recebimento e cadastro das horas no seu sistema.

Diferentemente do seu nível de escolaridade, os cursos extracurriculares não são obrigatórios para um currículo, já que se trata de uma formação opcional e voluntária. Contudo, ao longo da sua trajetória, você deve considerar fazer esses cursos.

Nossa recomendação é a inclusão de cinco cursos no máximo. Evite também cursos mais antigos que cinco anos. Lembrando o que já dissemos no começo desse artigo, tais cursos servem também para os selecionadores poderem avaliar como você tem se atualizado recentemente. Mas atenção: existem exceções a esta regra.

Não. As Atividades Complementares não são pagas, não geram DP e podem ser finalizadas até o último semestre do curso. No entanto, sua conclusão é condição necessária para a colação de grau, portanto o aluno que não completar sua carga horária não poderá solicitar o certificado de conclusão do curso e também o diploma.

Conheça 8 das principais formas de conseguir horas complementares:

  1. Cursos.
  2. Palestras.
  3. Seminários e congressos.
  4. Monitoria.
  5. Representação estudantil.
  6. Iniciação científica.
  7. Estágio.
  8. Audiências.

Elas podem ser, por exemplo, intercâmbio, congressos, palestras, seminários e workshops. Outro bom exemplo de atividades complementares externas são os cursos online. Por meio deles, o aluno encontra uma infinidade de opções de assuntos para estudar e pode escolher aqueles que mais o interessam.

Veja agora quais são os cursos mais importantes para o mercado de trabalho e que vão dar um “up” no seu currículo!

  1. Informática e tecnologia. ...
  2. Marketing pessoal. ...
  3. Comunicação. ...
  4. Curso de idiomas. ...
  5. Autoconhecimento. ...
  6. Redação.

A formação acadêmica engloba aquilo que vem depois do Ensino Médio: graduação e pós-graduação. É nessa etapa de estudos que você adquire conhecimentos teóricos e técnicos muito aprofundados em determinada área, além de desenvolver as habilidades necessárias para a construção de uma carreira.

Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.

Existem várias maneiras de conseguir as horas complementares. Entre as principais, se destacam: Realização de estágios. Participação em palestras, seminários, congressos, monitorias e outros eventos do setor.