Qual é a forma geométrica que melhor representa a forma real da Terra?

Perguntado por: lmoreira2 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Essa figura é o Elipsoide de Revolução, definido pela rotação de uma elipse sobre o seu eixo menor.

A Terra pode ser representada de diversas formas, entre as quais se destacam os mapas e os globos. Além destas, existem também as fotografias aéreas, as imagens de satélite e os ortofotomapas.

O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.

A superfície terrestre não é plana, ela é irregular. Podemos representar a Terra de algumas maneiras, sendo a mais fiel o Globo Terrestre. 2. O globo terrestre é a representação mais fiel do planeta Terra.

Linha do Equador

O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos perceberam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas de representar o planeta Terra e que o globo terrestre é o que mais se assemelha a ele.

Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cilindro. Normalmente, as regiões polares nessa projeção são representadas com exagero. Esse tipo de projeção geralmente é utilizado para representar o globo como um todo, como o mapa-múndi.

A Terra foi descrita como plana por poetas gregos como Homero (1874) e Hesíodo. Muitos filósofos gregos, principalmente num período anterior a Sócrates, também descreviam a Terra como sendo plana, além de outras culturas. Houve teorias de que a Terra era um disco flutuando no oceano.

Mapa-múndi é a representação do globo terrestre em uma superfície plana. Nele podemos identificar a disposição dos países, continentes, mares e oceanos.

A projeção azimutal é usada, em geral, para representar as regiões polares e suas proximidades e para localizar um país na posição central, tornando possível o cálculo de sua distância em relação a qualquer ponto da superfície terrestre. O emblema da ONU é uma projeção azimutal.

Pelo que nós sabemos hoje um grego chamado Pitágoras, que viveu à 2500 atrás, concluiu que a Terra era redonda. Ele chegou a esta conclusão por causa da localização das estrelas em diversos locais da Terra e também por causa da maneira como os navios aparecem ou desaparecem no horizonte ao chegarem num porto.

Para pesquisadores contemporâneos, contudo, um ponto relevante da descoberta de Eratóstenes é que ele ilustra que a noção de Terra esférica já era vigente. Afinal, para alguém pensar em medir a circunferência do planeta, era preciso antes partir do entendimento de que havia uma circunferência a ser medida.

Existem formas simples de verificar que a Terra é aproximadamente esférica. Observar as estrelas também nos fornece evidências da esfericidade da Terra. Algumas constelações visíveis em um hemisfério não são visíveis no outro, pois a própria Terra bloqueia o campo de visão do observador.

Projeção de Robinson é considerada a melhor projeção para representar os continentes. A projeção de Robinson, elaborada em 1961 pelo geógrafo Arthur H. Robinson, é do tipo afilática e pseudocilíndrica. Nesse tipo de projeção, os paralelos são representados em linha reta e os meridianos em forma de arcos concêntricos.

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Linha do Equador

Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.