O que é uma fonte humanista?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Humanista: As fontes pertencentes a esse grupo se assemelham aos desenhos feitos pelos monges e copiadores dos séculos XV e XVI. Têm como principal característica o desenho feito a partir do movimento da mão. Exemplos: Centaur e Jenson.

Fontes clássicas e tradicionais. Passam a sensação de formalidade, confiança, educação e experiência. Têm alta legibilidade e são amplamente utilizadas na literatura.

Tipografia significa a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra. Antigamente, usavam letras em moldes de ferro, por exemplo, para imprimir as palavras. Com o processo, era natural que o papel acabasse com uma textura, algo como um relevo baixo, em função da batida da impressão.

Os diferentes tipos de tipografia mais comuns são:
Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços; Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas; Script (handwriting): simula a escrita à mão; Moderna (artísticas): mais enfeitadas.

Tipografia significa a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra. Atualmente, Tipografia é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras.

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:

  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Quando falamos de fontes materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.

Significado de Fonte
[Figurado] O que dá origem a algo ou é o princípio de alguma coisa; origem, causa: a eleição é fonte do poder. [Figurado] Texto original de uma obra ou do qual são retiradas informações para um trabalho. [Figurado] De onde provém uma informação: matéria com fontes seguras.

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis.

As fontes têm várias classificações possíveis: podem ser voluntárias e involuntárias, materiais ou formais; as formais, por sua vez, podem ser imediatas e mediatas. Quanto às fontes voluntárias e involuntárias, o critério de distinção é a forma e processo como se exteriorizam essas regras.

As fontes formais podem ser: Estatais – São as leis e as jurisprudências, fontes elaboradas pelo poder público; Não estatais – São os costumes, doutrinas e negócios jurídicos.

1. EB Garamond. Conhecido como o representante mais óbvio do estilo renascentista francês do século XVI e uma das principais fontes tipográficas em todo o mundo, o tipo de letra Garamond pode ser facilmente reconhecido por suas formas elegantes e excelente legibilidade.

Algumas fontes transmitem elegância, outras são mais informais e tradicionais. Fontes serifadas têm pequenos traços e prolongamentos nas hastes de cada letra. Elas transmitem a ideia de tradição, clássico. São escolhidas quando queremos transmitir autoridade, confiança e respeitabilidade.

A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa.

7 Elementos da tipografia que todo designer deve considerar

  • Elemento 1: contraste de cores. ...
  • Elemento 2: tamanho da fonte. ...
  • Elemento 3: leading ou principal. ...
  • Elemento 4: kerning. ...
  • Elemento 5: hierarquia. ...
  • Elemento 6: espaços em branco. ...
  • Elemento 7: Serif vs Sans Serif.

Tipografia é uma palavra de origem grega (typos – forma e graphein – escrita) e pode ser definida como o processo de criação na composição de um texto, dando ordem estrutural e forma para a comunicação impressa.

A Tipografia Nacional, inicialmente denominada Impressão Régia, foi criada no contexto de instalação da corte portuguesa no Brasil, pelo decreto de 13 de maio de 1808, com o objetivo de imprimir toda a legislação, papéis provenientes das repartições reais e quaisquer outras obras em geral.

O termo FONTE é geralmente confundido com TIPO. Tradicionalmente, em tipografia, uma FONTE refere-se geralmente a um TIPO (ou Família Tipográfica) de um dado tamanho. Um TIPO é um conjunto de desenhos correspondentes aos caracteres específicos de cada linguagem.

O designer, com ênfase em tipografia, é especialista na composição e impressão de caracteres.

Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Ale, ou fonte negrita, fonte itálica.

Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.