O que é uma folha oposta?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Oposta: Quando duas folhas inserem-se no mesmo nó do caule, em lados opostos. Também subdividem-se em: Dísticas: quando os pares de folhas apresentam-se no mesmo plano; Cruzadas: quando os pares, alternadamente, apresentam-se dispostos em planos cruzados.

As pinadas são aquelas em que os folíolos partem da raque (prolongamento do pecíolo) como uma pena. A palmada, por sua vez, tem seus folíolos partindo logo da extremidade do pecíolo.

Existem vários tipos de folhas. Além das folhas completas (aquelas que apresentam limbo, pecíolo e bainha) e das folhas incompletas (as que não apresentam uma destas 3 partes), basicamente elas podem ser simples ou compostas. Folhas simples - folhas que têm apenas um limbo. São as mais comuns.

Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas); Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos; Lisa: apresenta o limbo liso; Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.

Oposta-Cruzada: onde os pares de folhas dispõem-se perperdicularmente entre si, formando ângulo de 90°. Verticilada: onde mais de duas folhas se inserem no mesmo nó.

A copa de uma planta refere-se ao total das partes aéreas de uma planta individual, incluindo caules, folhas e estruturas reprodutivas.

O processo de perda das folhas é chamado de « abscisão foliar » e é interpretado pelos cientistas como uma adaptação ao frio intenso. A queda normalmente acontece de forma gradual. Na medida em que o tempo vai esfriando, as árvores interrompem o fornecimento de água e nutrientes para as folhas.

2. Filotaxia oposta: quando existem duas folhas por nó, inseridas em direção opostas uma da outra (distantes por um ângulo de 180º).

Folha Trifoliolada
Tipo de folha composta que apresenta apenas três folíolos.

A 'Folha Murcha' é uma laranjeira tipo Valência [Citrus sinensis (L.) Osbeck], também conhecida por 'Valência Folha Murcha', 'Natal Folha Murcha' e 'Seleta Folha Murcha'.

As folhas possuem três estruturas diferentes:

  1. Bainha - estrutura que liga a folha ao caule;
  2. Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e.
  3. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.

Entre as diversas funções que as folhas realizam na planta, como respiração, transpiração, reserva de nutrientes e até defesa contra herbívoros e patógenos, podemos destacar a fotossíntese. As folhas apresentam seu parênquima clorofiliano bem próximo à superfície, facilitando a captação da energia luminosa.

As folhas podem apresentar quatro partes: limbo, pecíolo, bainha e estípulas. O limbo, também chamado de lamina foliar, é a folha em si; e o pecíolo é a estrutura pela qual o limbo se prende ao caule. As folhas que não têm pecíolo são chamadas de sésseis.

Linear: com a forma estreita e comprida, apresenta apenas uma nervura (fig. 16). Runcinada: folha oblanceolada com margem partida ou lacerada (fig.

Folhas inteiras, simples, opostas, lanceoladas ou ovado-lanceoladas, de 3 a 10 cm de comprimento, sem pêlos, acuminadas, com a base estreita e obtusa, com 0,7 a 2 cm de largura. Flores irregulares, com corola violácea, disposta em panículas terminais. Possui cápsula comprimida e estipitada.

Rica em isoflavonas e mucilagem, confere ação expectorante e diurética. No cuidado natural é usado como chás e bebidas refrescantes.

Quanto aos tipos de limbo:

  • Simples: limbo não dividido;
  • Composta: o limbo é dividido em folíolos.

[ Botânica ] Parte da folha que liga a lâmina ao ramo ou ao caule.

Além desse tecido, podemos perceber claramente a presença de tecidos vasculares percorrendo toda a folha, formando as chamadas nervuras.

As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. A DIFERENÇA É QUE ELAS NÃO SÃO HUMANOS, SÃO VEGETAIS.