O que é uma figura plana?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O que são figuras planas? Conhecemos como figuras planas as formas geométricas que podemos fazer em um plano. Algumas figuras planas recebem nomes especiais, como círculo, retângulo, quadrado, trapézio, entre outros. As figuras planas estão sempre presentes no cotidiano, nas superfícies dos objetos.

As formas não planas são diferentes das formas planas, pois elas não podem ser representadas por apenas um plano, ou seja, elas possuem mais de um plano. São conhecidas como sólidos geométricos ou tridimensionais. Veja no exemplo abaixo: As formas não planas ou sólidos geométricos possuem vértices, faces e arestas.

Uma figura plana nada mais é que uma região plana fechada por segmentos de reta (no mínimo três segmentos). Em outras palavras, figuras planas são aquelas que possuem apenas duas dimensões: comprimento e largura. Além disso, todas as figuras planas com três ou mais lados são chamadas de polígonos.

Figuras geométricas não planas (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características. Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características.

As figuras planas são superfícies fechadas por segmentos de retas (mínimo três segmentos). Como já vimos, todas as formas geométricas tidas como planas possuem fórmulas matemáticas específicas para seu perímetro e área, já que elas não apresentam volume.

Uma figura é considerada plana quando é possível medir comprimento e largura, comprimento e profundidade ou largura e profundidade. O importante é que as figuras planas sejam bidimensionais, isso significa que é possível obter duas medidas a partir delas.

O círculo ou disco é uma figura que pertence à geometria plana e é formada por um conjunto de pontos dentro do plano, cuja superfície é limitada por uma circunferência. Dito isso, a circunferência, por sua vez, corresponde ao espaço geométrico de uma região circular.

Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.

Essas formas são divididas em polígonos e não polígonos. Triângulos, quadrados, retângulos e pentágonos são exemplos de formas geométricas planas. As formas geométricas não planas (espaciais) possuem largura, comprimento e espessura, sendo tridimensionais.

Sendo assim, o plano é o objeto no qual as figuras construídas contam com a possibilidade de ter largura e comprimento. Assim como o plano é uma justaposição de retas no “sentido perpendicular”, o espaço é uma justaposição de planos “no sentido perpendicular”.

A Geometria Plana é a área da Geometria que analisa figuras bidimensionais, com o estudo de elementos importantes, como o ponto, a reta, o plano e as figuras planas. Figuras planas: triângulo, quadrado, círculo, losango e retângulo.

Constituído por três lados e por três ângulos, o triângulo também corresponde a uma das formas geométricas planas. Existem algumas variações de triângulos que podem ser: isósceles, equilátero, escaleno, retângulo, obtuso, agudo e equiângulo.

triângulos

Um triângulo é uma figura geométrica plana que possui três lados, embora seu nome indique que o triângulo seja um polígono que possua três ângulos. Na realidade, os triângulos podem ser definidos de três maneiras: polígono que possui três lados, três ângulos internos ou três vértices.

Figuras geométricas podem ser planas ou espaciais, e, nesse último caso, são chamadas de sólidos geométricos. A maior diferença entre as figuras planas e espaciais tem a ver com a quantidade de dimensões necessárias para construí-las.

Conhecemos como figura plana qualquer figura que possui duas dimensões. Estamos cercados de figuras planas, como quadrados, círculos, triângulos, entre outras formas. Figuras planas apresentam duas dimensões.

[ Geometria ] Superfície sobre que se pode aplicar uma linha recta inflexível em todos os sentidos ou direcções .