O que é uma figueira-brava?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A figueira brava (Ficus carica) é uma árvore imponente e de grande beleza, encontrada em várias regiões do mundo. Também conhecida como figueira-do-diabo, essa espécie desperta curiosidade e admiração devido à sua aparência e características únicas.

Figueira brava não tem espinhos. arredondada e não tem espinhos.

Além do valor estético, a árvore é uma espécie que contribui na recomposição de áreas degradadas e de matas ciliares, além de manter o solo estável, evitando erosões que podem ocasionar em assoreamento e contaminação de recursos hídricos.

Características da figueira brava
A figueira brava é uma árvore de porte médio a grande, podendo atingir alturas que variam de 3 a 10 metros. Suas folhas são caducas, ou seja, caem durante certas épocas do ano, e possuem formato de lobo, com bordas serrilhadas.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.

Zaqueu: Significa "puro", "inocente", "o que tem pureza". Tem origem no hebraico Zakkáy, cujo nome é formado a partir do elemento zak, que literalmente significa “puro”, “inocente”.

A figueira brava, mais propriamente sicômoro (hebr. shikmoth e shikmim, gr. sycomoros) é chamada de Ficus sycomorus. Em Jericó, Zaqueu subiu em um sicômoro para ver Jesus em quanto passava (Lucas 19:4).

Ficus enormis

Figueira-brava: Ficus enormis.

Copaíba (Copaifera langsdorffii) árvore belíssima, de copa ampla e arejada, Madeira resistente, com folhas médias e frutos pequenos apreciados pelos pássaros, pode viver mais de dois séculos.

BOTÂNICA (Datura stramonion) planta herbácea, medicinal, da família das Solanáceas, existente em Portugal, tem folhas grandes, de margens irregularmente denteadas, flores tubulosas, brancas ou azuláceas e frutos ovoides, espinhosos, que encerram alcaloides venenosos, sendo também conhecida por estramónio, erva-dos- ...

Características: Árvore, pode atingir até 20 metros de altura. Espécie secundária.

Locais identificados de ocorrência natural de figueira-brava (Ficus enormis), no Brasil. Floresta Estacional Decidual (Floresta Tropical Caducifólia), na formação Submontana, no Rio Grande do Sul.

Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.

A figueira produz ainda frutos deliciosos, os figos. Eles podem ser consumidos e preparados de diversos formas, como por exemplo, verdes, maduros e in natura. Os verdes podem ser usados na preparação de geleias, figos desidratados, licores e cristalizados.