O que é uma família espiritual?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Existem as famílias espirituais e as famílias corporais. As espirituais, ligadas pelos laços do espírito, pelas afinidades, são duráveis, fortalecem-se pela depuração, crescimento e evolução dos seres e reencontram-se no mundo dos Espíritos, através de diversas migrações da alma.

Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Coisa interessante são os laços de família. Uma relação de afeto de uma vida inteira, ora perto, ora longe.

A constelação familiar estuda esse universo do amor familiar, nos ajudando a perceber o amor que emaranha e o amor que liberta, como transformar o amor emaranhado em um amor libertador, percepção de inclusão naquele sistema para que o amor aconteça.

A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.

Família é instituição divina, com planejamento que antecede esta vida física, e que tem por objetivo o crescimento espiritual de todos os seus membros.

É aquele grupo de pessoas com quem você se sente verdadeiramente em casa, que você pode ficar à vontade para ser você mesmo e não ter que se adequar a exigências absurdas. Família é espírito! A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue.

Ninguém pode voltar atrás

Uma das frases célebres de Chico Xavier é “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”.

Após ser muito controladora e intransigente ao longo de Laços de Família, Alma (Marieta Severo) terá um final amoroso e acolhedor. Depois da morte de Rita (Juliana Paes) no parto, a ricaça babará pelos bebês gêmeos e desejará cuidar deles.

Escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Fausto Galvão, Maria Carolina, Vinícius Vianna e Flávia Lins e Silva, foi dirigida por Moacyr Góes e Leandro Neri. A direção geral foi de Rogério Gomes, Marcos Schechtman e Ricardo Waddington, também diretor de núcleo.

Laços de família estreou em 2000 e já foi reprisada uma vez no próprio Vale a pena ver de novo, em 2005, e no Viva, no ano seguinte. Escrita por Manoel Carlos e dirigida por Ricardo Waddington, Laços de família marcou a estreia de Reynaldo Gianecchini em novelas.

Um dos argumentos a respeito da Constelação familiar ser perigosa para as pessoas é que não há dados científicos conclusivos. A Constelação é um processo fenomenológico, que varia de caso para caso em paralelo com outras abordagens médicas convencionais.

A constelação familiar busca acessar o campo morfogenético a fim de identificar qual é o emaranhamento que acomete o sistema familiar do cliente. Ao acessar o campo energético, é possível ter entender as dinâmicas que fazem parte do sistema familiar.

A constelação familiar é um trabalho/ferramenta que ajuda o ser humano a se reconciliar com seus ancestrais e compreender seu papel em meio à família. Assim, como consequência de transformação das atitudes e compreensão aprofundada, também é possível trabalhar com questões como dinheiro, relações, sexo, entre outros.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

1- Abraão:
Deus escolheu e chamou Abraão quando ele ainda vivia em Ur dos Caldeus. Ele pertencia a uma família pagã. Porém, ele acreditou em Deus de todo o coração e, assim, venceu todas as impossibilidade e se tornou pai de nações.