O que é uma falta desqualificante no basquete?

Perguntado por: nlancastre . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

a equipe terá mais 1 lance livre. 4 - Falta Desqualificante: é uma falta explicitamente antidesportiva. “De acordo com as Regras do Basquetel se um jogador que cometer 5 faltas deve ser informado por um árbitro e deve abandonar o jogo de imediato. Deve ser substituído em até 30 segundos.”

36.1.1 Uma falta antidesportiva é uma falta de jogador com contato que, no julgamento do oficial, não é uma tentativa legítima de jogar a bola diretamente, dentro do espírito e intenções da regras.

Falta Antidesportiva:
De acordo com o Art. 37.1.1 - Uma falta antidesportiva é uma falta com contato de um jogador, no qual, no julgamento de um oficial: a) Não ocorre nenhuma tentativa legítima de jogar diretamente a bola, dentro do espírito e intenção das regras.

No handebol, as infrações podem ser sancionadas de três formas: com uma exclusão de dois minutos imediata, em que o jogador pode retornar após cumprir esse tempo; com uma desqualificação, na qual o atleta não pode retornar à quadra, mas outro poderá substituí-lo após dois minutos; e ainda com a desqualificação somada a ...

Se o jogador está pendurado e recebe um amarelo, está suspenso por uma partida. Caso ele receba um cartão vermelho direto no mesmo jogo, como foi o caso de Neymar contra a Colômbia, a suspensão passa para dois jogos. Quando voltar da punição, terá zerada a soma de cartões amarelos. Em que competições vale a regra?

Mas como funciona a regra dos cartões no Mundial? Diferente do que é visto em outras competições de clubes, com apenas dois cartões amarelos recebidos na Copa do Mundo, o jogador fica suspenso para a partida seguinte e depois volta com a conta zerada.

Jogadores e substitutos expulsos:
Um jogador expulso antes do tiro inicial somente poderá ser substituído por um dos substitutos designados. Um substituto designado expulso antes do tiro inicial ou depois do começo da partida, não poderá ser substituído.

Além disso, duas faltas técnicas são suficientes para que um jogador seja expulso da partida. Contudo, o mesmo acontece se o atleta cometer duas faltas antidesportivas. Caso o esportista cometa uma falta desqualificante, ele é expulso direto da partida. Pois, esse tipo de agressão não é tolerada no basquetebol.

O jogador que cometer duas faltas antidesportiva será desqualificado do jogo; será concedido dois lances livres mais reposição de bola para equipe adversária; • Se a falta foi cometida em um jogador que estava no ato de arremesso, e o arremesso foi convertido, a equipe terá mais 1 lance livre.

Uma falta antidesportiva é uma falta de jogador com contato que, no julgamento do árbitro, não é uma tentativa legítima de jogar na bola diretamente, ou de recuperar a bola dentro do espírito esportivo esportivo, ou seja, se o jogador não estiver fazendo nem um esforço para alcançar a bola e sim, só o contato com o ...

Conduta antidesportiva é um comportamento disruptivo que pode afetar a segurança, competitividade, entretenimento ou integridade de um evento de maneira significativamente negativa. Esta é uma definição geral do que constitui uma “Conduta Antidesportiva” e é bem abrangente.

Faltas antidesportivas resultam em cobranças de lance livre e recebimento da posse de bola. Faltas técnicas têm relação com infração de regras de conduta e geram um lance livre e reposição de bola.

Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras; - O time marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol; - Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo.

É permitido ao jogador, atirar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. O jogador só pode dar três passos com a bola na mão e não poderá ficar mais de três segundos com a bola na mão.

Os cartões amarelos recebidos durante os jogos da fase de grupo da Copa do Mundo valem até as quartas de final. Com dois, o jogador é suspenso e fica um jogo fora, para depois voltar zerado. Na fase semifinal, todos os atletas entram em campo com o número de cartões amarelos zerado.

O anexo disciplinar do regulamento diz respeito aos cartões amarelos e vermelhos. Na Série A-1, os clubes terão de pagar R$ 250,00 pelo primeiro cartão amarelo de um jogador e R$ 500,00 pelos posteriores.

Gíria futebolística para o jogador de futebol que já recebeu 2 cartões amarelos nas partidas anteriores. E o zagueiro Jean Carlos, que estava pendurado, acabou de receber o terceiro cartão amarelo, e, portanto, está fora do próximo jogo.

"O cartão azul vem para punir o jogador e não prejudicar o time ou o espetáculo", disse o juiz Edmundo Lima Filho. "Em muitas partidas um time que está atuando melhor é prejudicado pela expulsão de um jogador. Com o cartão azul, apenas o jogador será punido.