O que é uma faia na Bíblia?

Perguntado por: eleiria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Expressão genérica que compreendenão somente a própria faia, mas também o cipreste e o zimbro. Sua madeira é empregada em construções de casas (1 Rs 6.15), em navios (Ez 27.5), e serve também para fazer instrumentos musicais (2 Sm 6.5).

A faia, também conhecida como faia-europeia, é uma espécie folhosa da família Fagaceae, a mesma família de outras espécies bem nossas conhecidas, como o castanheiro, os carvalhos e o sobreiro. É uma árvore graciosa que pode crescer até 40 metros de altura. A copa é cónica e estreita nos exemplares mais jovens.

Isaías fala da ação de Deus chegando para renovar, são sarças que se vão, dando lugar a murtas. Um acontecimento fincado como memorial , sinal eterno. A sarça é bem conhecida na Bíblia por estar associada ao chamado de Moisés. A planta apareceu para ele no monte Horebe, envolvida a um fogo que nunca queimava.

A Faia serve de alimento a muitos dos animais que vivem nos bosques e serviu também, em tempos de fome, os propósitos alimentares dos humanos. Os seus frutos, apesar de alguma toxicidade, eram moídos e misturados em farinhas de cereais, para a confeção de pães e bolos e usados como substituto do café.

A madeira da faia, embora não sendo considerada nobre como a dos carvalhos é também apreciada para trabalhos de marcenaria pela sua de textura fina e homogénea e coloração muito clara. As folhas jovens podem ser usadas cruas em salada e as sementes podem ser comidas cruas ou cozinhadas.

55. Capítulo 55: Isaías nos leva aos tempos do evangelho, onde a graça é oferecida gratuitamente a todos os necessitam das palavras de Jesus. Os gentios também são chamados à salvação. O profeta chama seu povo ao arrependimento e fala da alegria pela libertação do exílio.

Segundo a tradição, a data faz referência à murta, erva aromática que serve para enfeitar os mastros. De folhas pequenas, a planta traz a simbologia mística de limpeza espiritual e o ramo que a pomba do Divino Espírito Santo trazia no bico, após o dilúvio relatado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.

A murta, ou Murraya paniculata, é uma planta arbustiva nativa do Sul da Índia. Popularmente conhecida como murta-de-cheiro, é uma árvore perenifólia, já que não perde folhas. A principal característica da espécie é formar arbustos densos, que podem chegar até cinco metros de altura.

Fagus sylvatica

O nome científico da árvore é “Fagus sylvatica”. Durante muito tempo, ela foi a indiscutível soberana da paisagem. Após a última era glacial, ela conquistou grande parte do continente europeu. Gigantescas florestas de faia cresceram desde o Mar Mediterrâneo até o sul da Suécia.

No Brasil, é conhecida vulgarmente pelo nome de faia a Emmotum nitens, árvore de até cinco metros de altura, da família das icacináceas, que ocorre em Goiás, Pernambuco e Bahia.

Na passagem em que esta palavra ocorre (Gn 30.37), a primitiva vem de uma raiz que significa 'coisa branca'. o álamo branco é comum na Palestina, e preenche as condições do texto da Escritura em que esse nome se encontra. Era plantada em virtude da sua sombra, e usava-se a madeira para utensílios de casa.

Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. 'Que impressionante!

A Sarça ("Seneh" em hebraico, origem do topônimo "Sinai") é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia, o mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema" . Esta árvore, também conhecida pelo nome de "Shittim", é citada na Bíblia várias vezes.

Portanto, o significado da sarça ardente aponta diretamente para a autossuficiência de Deus, ou seja, o arbusto não era consumido porque o fogo que estava ali não necessitava de combustível para queimar, isto é, a chama que estava sobre a sarça é viva por si mesma, um símbolo da santidade inacessível de Deus.

Apresenta atividades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Em comunidades tradicionais, o seu chá é utilizado no tratamento de doenças inflamatórias, como inflamações uterinas, bem como mioma e cistos, hemorragias, próstata, diarréia, dores no estômago e intestino.

Os seus frutos podem ser consumidos frescos ou secos e usados como aromatizantes em molhos e xaropes, tendo um paladar comparável ao do zimbro. Vulgarmente denominados como murtinhos, os frutos da Murta são usados para a confeção de um licor denominado por “Arrabidino”.

O Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada.

Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera! Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” Jeremias 17:8.

“O anelamento é uma técnica de eliminação cruel de árvores, pois consiste na retirada de uma porção externa da seção transversal onde se encontra o floema (casca), impedindo assim a condução de seiva elaborada para as raízes da planta.

O texto de Isaías 55:6 diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Essa passagem nos lembra da importância de buscarmos a Deus enquanto Ele está acessível a nós. É um convite para que nos aproximemos Dele enquanto ainda podemos encontrá-Lo e chamá-Lo.