O que é uma fábula revisitada?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O autor usou a expressão "a fábula revisitada" para antecipar ao leitor que a fábula em questão será diferente da original. Trata-se de uma nova versão, que traz uma nova perspectiva sobre a história da cigarra e da formiga.

tipos de fábulas

  • Fábulas de animais. São os mais comuns, onde se estabelecem relações entre animais, humanos, deuses ... ...
  • fábulas humanas. ...
  • Fábulas do reino vegetal. ...
  • Mitológico. ...
  • Coisas inertes. ...
  • Agonal. ...
  • Etiológico.

Características das fábulas

  • Os animais são os personagens principais.
  • Possuem uma linguagem simples.
  • Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
  • Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.

seis parágrafos

1. Você viu que a fábula “A cigarra e as formigas” tem seis parágrafos.

Resumo da fábula
Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno. Quando chegam os dias de frio e chuva, a Cigarra não tem o que comer e pede à outra para partilhar a comida dela.

— Viver é um salto no escuro . a) Em sua opinião, qual das personagens queria prevenir-se para o futuro? A formiga estava se prevenindo para o futuro.

Fábula é um texto predominantemente narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral. A fábula é um gênero textual muito utilizado no processo de formação ética e moral dos indivíduos.

As fábulas são classificadas como sendo um gênero textual da tipologia narrativa, ou seja, possuem todos ou grande parte dos elementos básicos da narrativa, como o foco narrativo (1º e 3º pessoa), personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (personagem, observador, onisciente), tempo (cronológico e ...

A cigarra e a formiga
A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.

Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.

no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

O narrador é quem conta a história. Existem três tipos: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente. O narrador da fábula de Rubem Alves é observador e conta a história em terceira pessoa. O tempo determina o período em que a história se passa.

Numa das versões de Esopo a moral é sucinta: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança. e sublinha a atitude da raposa que, perante as condições que lhe são colocadas, deprecia o seu objeto de desejo (as uvas).

cigarras | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O desfecho para a cigarra é trágico e é evidenciado na narrativa: Resultado: a cigarra ali morreu estanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga.

Resposta verificada por especialistas
A atitude da formiga foi considerada responsável porque ela resolveu guardar alimentos e mantimentos para que ela pudesse sobreviver durante o inverno.

Resposta. Resposta: a) a pergunta da formiga mostra um certo aproveitamento da situação da cigarra para lhe falar uma lição de vida. b) o primeiro sentido é de que ela vai ter que arrumar um jeito de sobreviver e no outro o sentido de realmente dançar.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.

Ele é quem conta toda a trama. Esse elemento chave é classificado como: narrador-observador, narrador-personagem e narrador-onisciente.