O que é uma fábula revisitada?
O autor usou a expressão "a fábula revisitada" para antecipar ao leitor que a fábula em questão será diferente da original. Trata-se de uma nova versão, que traz uma nova perspectiva sobre a história da cigarra e da formiga.
Quais são 3 tipos da fábula?
tipos de fábulas
- Fábulas de animais. São os mais comuns, onde se estabelecem relações entre animais, humanos, deuses ... ...
- fábulas humanas. ...
- Fábulas do reino vegetal. ...
- Mitológico. ...
- Coisas inertes. ...
- Agonal. ...
- Etiológico.
Quais são as 5 características principais de uma fábula?
Características das fábulas
- Os animais são os personagens principais.
- Possuem uma linguagem simples.
- Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
- Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.
Quantos parágrafos tem a fábula da Cigarra e a Formiga?
seis parágrafos
1. Você viu que a fábula “A cigarra e as formigas” tem seis parágrafos.
Qual é a história da cigarra e da formiga?
Resumo da fábula
Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno. Quando chegam os dias de frio e chuva, a Cigarra não tem o que comer e pede à outra para partilhar a comida dela.
Qual das personagens queria prevenir para o futuro?
— Viver é um salto no escuro . a) Em sua opinião, qual das personagens queria prevenir-se para o futuro? A formiga estava se prevenindo para o futuro.
O que classifica uma fábula?
Fábula é um texto predominantemente narrativo, quase sempre breve e em prosa, com personagens sem muita complexidade e história de caráter ético e moral. A fábula é um gênero textual muito utilizado no processo de formação ética e moral dos indivíduos.
Como são classificadas as fábulas?
As fábulas são classificadas como sendo um gênero textual da tipologia narrativa, ou seja, possuem todos ou grande parte dos elementos básicos da narrativa, como o foco narrativo (1º e 3º pessoa), personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (personagem, observador, onisciente), tempo (cronológico e ...
Qual é a fábula mais famosa?
A cigarra e a formiga
A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.
Qual é o principal objetivo de uma fábula?
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
Como se faz uma fábula?
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Qual é a função de uma fábula?
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Qual é a moral da fábula A cigarra e a formiga?
A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
Qual é o narrador de uma fábula?
O narrador é quem conta a história. Existem três tipos: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente. O narrador da fábula de Rubem Alves é observador e conta a história em terceira pessoa. O tempo determina o período em que a história se passa.
Qual é a moral da fábula da raposa e as uvas?
Numa das versões de Esopo a moral é sucinta: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança. e sublinha a atitude da raposa que, perante as condições que lhe são colocadas, deprecia o seu objeto de desejo (as uvas).
Qual é o coletivo de cigarra?
cigarras | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual foi o desfecho da história da cigarra e da formiga?
O desfecho para a cigarra é trágico e é evidenciado na narrativa: Resultado: a cigarra ali morreu estanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga.
O que é a atitude da formiga é considerada a responsável?
Resposta verificada por especialistas
A atitude da formiga foi considerada responsável porque ela resolveu guardar alimentos e mantimentos para que ela pudesse sobreviver durante o inverno.
O que a pergunta feita pela formiga e cigarra revela sobre o modo como a formiga pensa?
Resposta. Resposta: a) a pergunta da formiga mostra um certo aproveitamento da situação da cigarra para lhe falar uma lição de vida. b) o primeiro sentido é de que ela vai ter que arrumar um jeito de sobreviver e no outro o sentido de realmente dançar.
Que tipo de gênero textual e a fábula?
Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.
Quais são os tipos de narrador de uma fábula?
Ele é quem conta toda a trama. Esse elemento chave é classificado como: narrador-observador, narrador-personagem e narrador-onisciente.