O que é uma fábula exemplos?

Perguntado por: icustodio9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Quem não se lembra de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são animais? A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral. Na fábula, as personagens são animais com características humanas.

As Fábulas são um tipo de história caracterizada por ter: personagem, narrador e transmitir uma lição de moral ao final. Outro elemento importante é a presença de animais personificados, com valores humanos.

Como escrever uma fábula: passo a passo

  1. 1) Escolha seus personagens. Decida quais serão os personagens que vão protagonizar a sua história. ...
  2. 2) Determine as características dos seus personagens. ...
  3. 3) Pense sobre o conflito da história. ...
  4. 4) Decida a resolução ou desfecho do conflito.

Características das fábulas

  • Os animais são os personagens principais.
  • Possuem uma linguagem simples.
  • Apresentam sempre uma moral, por vezes implícita e por vezes explícita no final do texto.
  • Podem ser escritas tanto em verso como em prosa.

21 ago 7 Fábulas ou Contos que Seu Filho Precisa Conhecer

  • 1- A cigarra e a formiga (fábula)
  • 2 – O vestido azul (conto)
  • 3- O menino e os pregos (conto)
  • 4- A lebre e a tartaruga (fábula)
  • 5- O leão e o ratinho (fábula)
  • 6- A raposa e a cegonha (fábula)
  • 7- A menina e o leite (conto)

Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.

Em uma fábula, os personagens são chamados de personagens tipo. Isso ocorre porque eles representam um modo de ser de um conjunto de pessoas e não a cada um individualmente. Assim, os animais simbolizam aspectos dos seres humanos, como por exemplo, a raposa representa a astúcia, o leão representa a força. FÁBULA.

Abordagem em sala de aula
O professor deve aprofundar-se no gênero discursivo em foco, na sala de aula, propiciando aos alunos o contato com várias fábulas para que eles possam perceber as características e recorrências do gênero, caracterizando o trabalho como uma seqüência didática chegando à produção textual.

O narrador é quem conta a história. Existem três tipos: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente. O narrador da fábula de Rubem Alves é observador e conta a história em terceira pessoa. O tempo determina o período em que a história se passa.

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

O texto "O leão e o ratinho" pertence ao gênero textual fábula.

Para isso, utilize o espaço central da folha; Use as cores de acordo com as emoções que queira despertar aos leitores; Lembre-se de usar o claro-escuro no seu desenho para aumentar a dramacidade da imagem.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

As fábulas são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas, ou seja, eles agem e falam. Elas transmitem um ensinamento, uma lição de moral.

Escritor francês é considerado o pai da fábula moderna
Essas histórias são protagonizadas, normalmente, por animais que apresentam características humanas e, ao final delas, há uma lição: a moral da história.

A Lebre e a Tartaruga.

O escravo resgatou o leão e todos os outros animais enjaulados. Moral da história: Deve-se ajudar os outros em necessidade, nós recebemos as recompensas de nossos atos. Nunca se arrependa de fazer o bem.