O que é uma fábrica global?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A expressão “Fábrica Global” indica que a produção e o consumo se mundializaram de tal forma que cada etapa do processo produtivo é desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens e as possibilidades de lucro que oferece.

Essas empresas atuam através da ampliação de seus mercados e do aumento do número de filiais. Além disso, originam-se em países desenvolvidos e migram em direção aos países subdesenvolvidos ou emergentes, o que não é necessariamente uma regra.

Essencialmente, global significa grande e local, pequeno. Por exemplo, na literatura marxista (ou Neomarxista, ou Pós-marxista, ou Pseudo- marxista), comumente são usados os termos capitalismo global, corporações glo- bais e hegemonia global em oposição à resistência local, comunidades locais e solidariedade local.

Três tipos de indústrias e suas divisões

  • Indústrias Extrativistas.
  • Indústrias de Bens de Capital.
  • Indústrias de Bens Duráveis.
  • Indústrias de Bens Semiduráveis.
  • Indústrias de Bens Não Duráveis.

Podemos resumidamente dizer que a fábrica é a estrutura física, a construção e a indústria é “o conjunto de atividades que participam da fabricação de produtos manufaturados a partir de matérias-primas”2.

O principal objetivo dessas empresas é a maximação dos lucros por meio do melhor acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores.

Produtos globais. São produtos concebidos e projetados para atender necessidades globais, não simplesmente locais. Geralmente estão associados a marcas mundialmente conhecidas. São os exportadores que devem criar as marcas mundiais que vão lhes permitir também a introdução posterior de novos produtos.

Qual é a empresa mais valiosa do mundo em 2022? A empresa com maior valor de marca em 2022 é a Apple, segundo a Kantar BrandZ. Sozinha, ela acumula US$ 947 bilhões. Ela também figura em primeiro lugar quando o assunto é capitalização de mercado, chegando a incríveis US$ 2,6 trilhões.

A multinacional tem filiais em muitos países, e fábrica global é uma empresa que cada componente de um determinado produto é fabricado em um país diferente, de acordo com a maior possibilidade de rendimento e menos custos.

O dono da Global e da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, deve muito a advogados. De todas as maneiras.

O termo 'globalização' começou a circular no final dos anos 80 para sugerir a idéia de unificação do mundo, como resultado dos três processos que marcaram o fim do “breve século XX” (Hobsbawn, 1995).

Já o espaço global é aquele considerado mundial, isto é, abrange países e continentes, sendo muito maior e amplo, diferentemente do espaço local, que está ligado a onde você vive.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

A Boeing Everett Factory é agora a maior instalação de fabricação do mundo e o maior edifício do mundo em volume – com impressionantes 13.485.378 metros cúbicos. Vamos dar uma olhada dentro da fábrica que produz cerca de 800 aviões por ano...

Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica.

O número de empresas industriais do país chegou a 306,3 mil em 2019, com queda acumulada de 8,5%, ou menos 28,6 mil empresas, desde 2013.

As atividades industriais da globalização, por exemplo, estão extremamente internacionalizadas, baseando-se em mecanismos altamente tecnológicos de produção e de comercialização. reorganização das técnicas e do mercado, além de suscitar intensa desregulamentação trabalhista e desigualdades espaciais.

Vantagens da globalização
Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades. Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada.