O que é uma expressão nominal?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

As expressões nominais apresentam-se como formas linguísticas minimamente compostas por um núcleo (substantivo), acompanhado ou não de determinantes (artigos, pronomes adjetivos, numerais) e modificadores (adjetivos, locuções adjetivas, orações adjetivas).

Para converter uma frase verbal em nominal, é necessário reescrevê-la de modo que elimine a necessidade do verbo, porém mantendo o significado do enunciado. Por exemplo, a frase “O homem caminhava na praça” torna-se: * A caminhada do homem na praça.

A frase nominal não é constituída por verbo. Já na frase verbal há a presença do verbo. Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.

Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.

Tipos de frases: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optat - Toda Matéria.

Regras terminológicas das formas nominais

Formas nominaisTerminaçõesExemplos
Infinitivo-AR -ER -IRcantar vender partir
Gerúndio-ANDO -ENDO -INDOfalando vendendo sentindo
Particípio-ADO -IDO -TO -SOamado vivido aceito impresso

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Neste exemplo, quando concordamos o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos) estamos fazendo a concordância verbal. Por sua vez, quando concordamos os substantivos (regras e exemplos) com o adjetivo (complicados) estamos fazendo concordância nominal.

Frase nominal
É uma frase que não contém verbos.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

Frases verbais são aquelas formadas com verbos, exemplos:
O sol brilha toda manhã. Ele estava com os filhos no parque. Tínhamos deveres a fazer. Precisa-se de funcionários.

Um grupo nominal pode ser constituído exclusivamente por um nome ou por um pronome (i) ou por um nome que coocorre com complemento(s) (ii), modificadores (iii) e determinantes e/ou quantificadores (iv). Exemplos: (i) [Lisboa] é a capital de Portugal. [Ela] chegou.

Uma composição nominal terá sempre uma palavra base, que permanece no fim da composição. As palavras da frente explicam a palavra do fim. Já o artigo da palavra composta será o mesmo artigo da palavra localizada no final da composição (palavra base).

Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.

b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.

Frase declarativa

Que tipo de frase é: - "Pedro, vai para a escola. “ a) Frase declarativa.

Veja alguns exemplos: Aceitar (aceitado e aceito); Eleger (elegido e eleito); Entregar (entregado e entregue);

Estudar, estudando, estudado: estas são as três formas nominais do verbo: 1 - Infinitivo; 2 - Gerúndio; e, 3 - Particípio.

gerúndio

O verbo principal aparece numa das formas nominais: gerúndio (ação acontecendo), infinitivo (futuro) ou particípio (passado). Um verbo auxiliar modal é um verbo auxiliar que indica de forma mais determinada o modo como uma ação verbal ocorre. Estou lendo o artigo.