O Que e Uma Escola sustentável?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações.

As ações sustentáveis são práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e que produzem como resultado uma preservação dos recursos ambientais, assim como remetem à preocupação econômica e social da sociedade na preservação do meio ambiente.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com toda certeza, ao adotar ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. O sol é um recurso abundante e não se reduz com o seu uso para geração.

Além de ser capaz de melhorar a economia, já que recursos limpos, principalmente de produção de energia, geralmente são capazes de reduzir em grandes escalas os custos dessa geração, fontes sustentáveis também preservam outros recursos, o meio ambiente e, ainda, evitam grandes desastres naturais.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.
...
Portanto, para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, o mesmo deve ser:

  • Economicamente viável;
  • Ambientalmente seguro;
  • Socialmente justo;

A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.

Existem quatro pilares básicos para que algo seja considerado sustentável:

  • Ser ecologicamente correto;
  • Ser economicamente viável;
  • Ser socialmente justo;
  • Ser culturalmente aceito.

Como desenvolver um projeto de sustentabilidade na escola?

  1. Redução do uso de papel. ...
  2. Economia de energia elétrica. ...
  3. Implantação de uma horta comunitária. ...
  4. Incentivo ao consumo consciente e à economia colaborativa. ...
  5. Incentive a criação de uma rede de caronas. ...
  6. Use a água de forma consciente. ...
  7. Separação do lixo da escola.

O que é um projeto sustentável? Quando se pensa em sustentabilidade, o objetivo é suprir as necessidades humanas do presente sem comprometer o futuro. Dito isso, projetos sustentáveis visam oferecer soluções inovadoras de moradia, acessibilidade e produção sem prejudicar o meio ambiente.

O Programa de Sustentável são projetos sustentáveis implementados dentro de uma organização privada, pública, etc.. Esses projetos buscam incentivar a adoção de alternativas sustentáveis de produção compatíveis com o atributo e com as demandas socioeconômicas da população.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...