O que é uma escala de redução?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Escala de redução é aquela em que o tamanho do desenho técnico é menor que o tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala de redução. As medidas deste desenho são vinte vezes menores que as medidas correspondentes do rodeiro de vagão real. A indicação da escala de redução também vem junto do desenho técnico.

Escala de redução tem como exemplo 100:1, 20:1 ou 50:1, enquanto a de ampliação pode ser 1:100, 1:20 ou 1:50. D As escalas de redução e de ampliação também são chamadas de numéricas ou métricas.

Podemos definir escala como a razão entre a medida linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real.

A escala representa, portanto, a relação entre a medida de uma porção territorial representada no papel e sua medida real na superfície terrestre.

Em arquitetura normalmente empregam-se as escalas de redução, uma vez que as medidas reais geralmente são grandes. Na representação através de desenhos executados em escala de ampliação, as dimensões do desenho aumentam numa proporção definida em relação às dimensões reais das peças.

Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.

A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.

Como é o funcionamento da escala 5×1? Na escala 5×1 o funcionário nela escalado trabalha durante cinco dias e folga um na sequência, ou seja, na prática significaria dizer que o colaborador folga no domingo.

Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.

Assim, são consideradas escalas de redução ou ampliação válidas pela NBR 126752/2020 os valores de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500, 1000, 2000, 5000 e os múltiplo à razão de 10.

A escala nos ajuda a compreender os mapas e entender as medidas entre os territórios representados. Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal.

Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.

Escala é uma medida usada para definir as dimensões proporcionais dos tamanhos reais em representações gráficas. Existem diversas definições diferentes de escala. Esta palavra pode ser usada, por exemplo, para se referir a parada que uma aeronave ou navio faz para abastecer ou desembarcar e embarcar passageiros.

A escala gráfica é a representação gráfica de várias distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada subdividida em partes iguais, a proporção entre as distâncias reais e as representadas no mapa.

A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real.

escala 1:50

A escala 1:50 (lê-se um para cinquenta) é a mais utilizada para plantas baixas, e significa que cada 1 parte na planta representa 50 partes na realidade, ou seja, o tamanho real é reduzido em 50 vezes.