O que é uma equipe de multifuncional?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Equipes multifuncionais não são um conceito novo. A ideia de colaboradores que atuam em diferentes funções dentro de uma empresa trabalhando juntos – por exemplo, Vendas, Gerenciamento de Contas, Marketing e Finanças – foi criada por startups para lidar com objetivos organizacionais.

4 maneiras de conquistar o engajamento das equipes

  1. Fomente uma cultura organizacional engajada. É papel do gestor estabelecer condições para maximizar o engajamento das equipes. ...
  2. Incentive a atuação em conjunto. ...
  3. Saiba o que motiva os colaboradores. ...
  4. Adote OKR.

3 – Equipe de solução de problemas
A equipe discute ideias e apresenta soluções para que o andamento dos processos seja aperfeiçoado. Nesse caso, os integrantes apenas apresentam possíveis mudanças e não têm autonomia para implementá-las.

No entanto, os profissionais que geralmente fazem parte de uma equipe multidisciplinar são:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Psicólogos;
  • Nutricionistas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Assistentes sociais.

Ouço comentar que o termo "equipe multidisciplinar' traz questionamentos a respeito, que mais exato é equipe multiprofissional cuja atividade tem contexto multidisciplinar, que disciplina e profissional são entes distintos, que equipe significa conjunto de pessoas e disciplinas conjunto de saberes, que unir equipe ...

Aproveite para compartilhar com seus colegas.

  • 1 – Equipe de resolução de problemas. Esse tipo de equipe se assemelha muito àquela que é chamada de “força-tarefa”, porém sem o sentido de tanta urgência. ...
  • 2 – Equipe funcional. ...
  • 3 – Equipe multidisciplinar. ...
  • 4Equipe autogerida.

As equipes multidisciplinares são aquelas formadas por profissionais com diferentes perfis e habilidades. Esse grupo reúne várias formações técnicas, competências distintas e diferentes perfis interpessoais, o que ajuda a alcançar resultados de forma mais rápida.

O objetivo principal da formação de uma equipe multidisciplinar é o compartilhamento de conhecimento, experiências e vivências pessoais e profissionais entre os colaboradores envolvidos. Assim, se torna possível atingir os resultados de forma mais efetiva e rápida.

Confiança entre os membros
A confiança entre membros e líderes é um dos principais alicerces de uma equipe de sucesso. Quando ela não está presente, é um sinal de que falta transparência, entendimento a respeito do trabalho, das expectativas e dos motivos pelos quais algumas regras e práticas existem.

5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes

  1. 1) Envolva os colaboradores em novos projetos. ...
  2. 2) Seja transparente com propósitos de mudanças. ...
  3. 3) Ouça seu colaborador. ...
  4. 4) Tenha feedbacks sistemáticos com sua equipe. ...
  5. 5) Ajude seu colaborador no próprio autoconhecimento e desenvolvimento de conhecimentos.

Equipes eficazes têm uma boa comunicação interpessoal e sabem como manter o fluxo de informação fluindo entre os processos, pois:

  • Conhecem e administram bem as fraquezas;
  • Confiam um no outro;
  • Sabem ouvir;
  • Entendem as necessidades de crescimento e melhoria do grupo.

Uma equipe de alta performance é um time formado por profissionais especialistas, mas com habilidades que se complementam. Eles compartilham de uma única visão e têm os mesmos objetivos. Juntos, os profissionais de alta performance colaboram e se desafiam para produzir um trabalho muito acima do comum.

Equipe é um conjunto ou grupo de indivíduos aplicados na realização de uma mesma tarefa ou trabalho. No esporte equipe é um grupo de duas ou mais pessoas que juntas, tomam parte de uma competição esportiva.

O que é multidisciplinar? O termo multidisciplinar compreende a coexistência de várias disciplinas, sem a necessidade que elas estejam interligadas entre si. Vamos à um exemplo. Pense em um trabalho que envolva o tema “Amazônia” partir de três disciplinas diferentes: Geografia, História e Matemática.

A multiprofissionalidade, conforme Sena-Chompré e Egry (1998), diz respeito à atuação conjunta de várias categorias profissionais, ou seja, à organização do processo de trabalho que se realiza por diferentes profissionais.

Na educação interdisciplinar, as disciplinas se integram e passam a não ter separações. Com isso, os discentes têm a oportunidade de descobrir novas áreas do conhecimento, por exemplo. Na multidisciplinaridade, os conteúdos são avaliados separadamente e categorizados, sem muita interação entre os campos do saber.

Normalmente a equipe é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e/ou terapeutas ocupacionais que se reúnem para decidir quais serão os objetivos para o paciente.