O que é uma encruzilhada fêmea?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
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As encruzilhadas também são chamadas de fêmea, em formato de T para Pomba-giras, macho, em formato de cruz para Exus e Exus Mirins e mista, quando pode se oferecer tanto a exu como a pomba-gira.

Encruzilhada é um lugar onde se cruzam duas ou mais ruas, estradas ou caminhos.

Exu no imaginário umbandista é a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Em seguida, Leandro de Jesus enfatizou que as oferendas nas encruzilhadas também podem se configurar como uma estratégia de proteção a pessoas em situação de rua ou que no passado estavam em fuga. Essa observação foi distorcida no relato anônimo que depois viralizou nas redes.

Por sua vez, o nome de “Encruzilhada” se prende ao fato de a cidade ter tido começo num local onde se cruzavam dois caminhos em sentido transversal.

Encha um pote de barro pequeno com sal grosso e enterre seis pimentas dedo-de-moça nele. Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

Hierarquia. Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

"Hemisarê: a ira Divina" é uma possibilidade de conhecermos aspectos não só do Guardião das Sete Encruzilhadas mas, também, da linda Umbanda Sagrada.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Sendo assim, ele come primeiro para poder levar as mensagens a serem entregues aos outros Orixás. Se Exu não come, a oferenda não é entregue. Todos dependem dele, enquanto ser intermediário, devorador e restituidor de força. Ele é o intermediário, mas também, e por isso mesmo, aquele de quem todos dependem.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.