O que é uma empresa sustentável exemplos?

Perguntado por: iprates9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sendo assim, uma empresa sustentável é aquela que é concebida e gerenciada para ser perene, para colaborar com o desenvolvimento da sociedade e, ainda, contribuir para o progresso da humanidade. Nesse sentido, ela não pode esgotar os recursos naturais para que seus objetivos do negócio sejam atingidos, por exemplo.

Vestas é eleita a empresa mais sustentável do mundo pela Corporate Knights. A Vestas foi nomeada a empresa mais sustentável no 18º ranking anual das corporações mais sustentáveis do mundo, publicado pela Corporate Knights.

A Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, não só representa o Brasil no ranking das empresas mais sustentáveis do mundo pela Global 100, como também é destacada pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 17 anos.

As metas socioambientais da Ambev são definidas sem perder de vista quatro pilares de atuação sustentável da companhia: o consumo inteligente de álcool, o desenvolvimento das comunidades em que a empresa está presente, preservação da água e redução de seu consumo nas fábricas e reciclar, reutilizar e reaproveitar ...

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

Sustentabilidade: o que é, tipos e sua importância

  • Tripé da sustentabilidade. ...
  • Sustentabilidade ambiental/ecológica. ...
  • Sustentabilidade social. ...
  • Sustentabilidade econômica. ...
  • Sustentabilidade empresarial. ...
  • Sustentabilidade agrícola.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.
...
Portanto, para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, o mesmo deve ser:

  • Economicamente viável;
  • Ambientalmente seguro;
  • Socialmente justo;

8 dicas para deixar a empresa mais sustentável

  1. Seja transparente.
  2. Elabore e aplique práticas de consumo consciente.
  3. Elimine os pontos de desperdícios.
  4. Implemente a coleta seletiva.
  5. Recicle o que for possível.
  6. Siga as leis e normas ambientais.
  7. Escolha fornecedores sustentáveis.
  8. Treine seus colaboradores.

Desde 2007, somos uma empresa 100% carbono neutro. Isso significa que contabilizamos o carbono de tudo o que fazemos, direta e indiretamente, em toda a nossa cadeia. Consideramos desde o impacto da extração de matéria-prima, até o descarte de produtos, passando por transporte e atividades das fábricas.

  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

Estamos nos conectando aos princípios de economia circular, e queremos incentivar o aumento do ciclo de uso de materiais. Reutilizar também faz parte dos princípios da economia circular. Por isso, temos nosso programa de destinação correta e reciclagem de embalagens e frascos de perfumaria, além de roupas.

Para Shepherd e Patzelt (2011), o empreendedorismo sustentável é focado na preservação da natureza, no suporte à vida e na comunidade na busca de oportunidades percebidas para trazer à existência de futuros produtos, processos e serviços.

Em síntese, podemos definir produtos sustentáveis como todo aquele que é oriundo de uma cadeia produtiva ecologicamente correta. Ou seja, ele apresenta alto desempenho ambiental, mas sem, no entanto, deixar nada a desejar em termos de qualidade e funcionalidade.

O compromisso da marca passa por construir um mundo mais amigo do ambiente, o que implica a aposta na utilização de embalagens sustentáveis. Para isso, a marca vai continuar a apostar na recuperação de 75% das embalagens produzidas e assegurar que estas são 100% recicláveis.

Estamos trocando + 350 milhões de canudos de plásticos por canudos de papel em Nescau. Reduzimos 37% do consumo de água nas nossas fábricas. Reduzimos 51% da emissão de gases de efeito estufa (GHG) nas nossas operações – chegaremos a 100% de redução até 2050.

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica.

As despesas de uma organização com iniciativas sustentáveis tornam-se vantagens competitivas, pois estimulam o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, um melhor desempenho dos colaboradores; redução no impacto ambiental, o que leva à adequação de leis e diminuição do risco de multas para a companhia; além de ...