O que é uma elipse exemplos?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Em primeiro lugar, a elipse da preposição é uma liberalidade da língua nos adjuntos adverbiais de tempo, sobretudo na fala. Podemos dizer de uma ou de outra maneira: Neste ano / Este ano mudaremos de casa. Chegarei no sábado / Chegarei sábado.

Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática. A ausência desses termos não prejudica a compreensão da frase.

Uma elipse é o conjunto de todos os pontos em um plano de forma que a soma de suas distâncias de dois pontos fixos seja constante. Os pontos fixos são conhecidos como focos, que são circundados pela curva. Outros elementos importantes de elipses são vértices, eixo menor, eixo maior, centro e excentricidade.

A elipse tem dois focos, que no caso do círculo são sobrepostos. O segmento de reta que passa pelos dois focos chama-se eixo maior, e o segmento de reta que passa pelo ponto médio do eixo maior e é perpendicular a ele chama-se eixo menor.

Dada uma elipse no plano cartesiano, determinamos sua equação reduzida, que é uma equação na forma (x-h)²/a²+(y-k)²/b²=1.

Elementos da elipse:
Focos: são os pontos F1 e F2. Distância focal: é a distância 2c entre os dois focos. Centro: é o ponto médio c entre os dois focos(F1 e F2). Eixo maior: é o segmento formado pelos pontos A1 e A2 de comprimento 2a.

Quando ocorre a elipse verbal, ela deve ser indicada com vírgula. Voltemos ao primeiro exemplo: Paulo morava em São Paulo e Pedro, em Brasília. Perceba que a vírgula indica a exclusão do verbo “morar” na segunda oração.

Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino); Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural; Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Significado de Elíptico
adjetivo Que se refere à elipse, à curva de intersecção de uma superfície cilíndrica, ou cônica: curva elíptica. [Gramática] Em que existe elipse, omissão de uma ou várias palavras que não prejudica o sentido da frase: expressão elíptica.

O termo elipse vem do grego elleipsis, e quer dizer “defeito”, “falta”. A palavra possui também o significado de “não alcançar, deixar de fora”.

As elipses são seções cônicas formadas quando um plano cruza um cone de forma inclinada. A principal característica das elipses é que todos os pontos em sua curva têm uma soma das distâncias de dois pontos fixos que é igual a uma constante. Os dois pontos fixos são chamados de focos da elipse.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A elipse surge do corte em qualquer sentido que não seja o reto. Além disso, outra característica dessa figura é que o corte não passa pela base do cone. Dois pontos são importantes para o cálculo da distância da elipse, o F1 e o F2.

Foi Johannes Kepler quem por volta do ano 1610, depois de estudar arduamente a órbita do planeta Marte, descobriu que era uma elipse.

No corpo da teoria de Kepler, o raio médio de uma órbita elíptica é simplesmente a medida do seu semieixo maior.

Valores entre 89.4 graus e 90.6 graus serão inválidos, pois a elipse apareceria como uma linha reta. Múltiplos destes valores de ângulos resultam em um efeito espelhado a cada 90 graus.

onde o eixo A1A2 de medida 2a, é denominado eixo maior da elipse e o eixo B1B2 de medida 2b, é denominado eixo menor da elipse. Observe que x – (-c) = x + c. Dividindo agora, ambos os membros por a2b2 vem finalmente: que é a equação da elipse de eixo maior horizontal e centro na origem (0,0).