O que é uma elipse do sujeito?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.

Em primeiro lugar, a elipse da preposição é uma liberalidade da língua nos adjuntos adverbiais de tempo, sobretudo na fala. Podemos dizer de uma ou de outra maneira: Neste ano / Este ano mudaremos de casa. Chegarei no sábado / Chegarei sábado.

Portanto, para construir graficamente uma elipse é preciso estabelecer um procedimento em que sejam fixados esses dois pontos e um dispositivo que possibilite o traçado da curva, mantendo a condição da soma constante das distâncias a esses pontos.

Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino); Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural; Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Uma elipse é o conjunto de todos os pontos em um plano de forma que a soma de suas distâncias de dois pontos fixos seja constante. Os pontos fixos são conhecidos como focos, que são circundados pela curva. Outros elementos importantes de elipses são vértices, eixo menor, eixo maior, centro e excentricidade.

A elipse surge do corte em qualquer sentido que não seja o reto. Além disso, outra característica dessa figura é que o corte não passa pela base do cone. Dois pontos são importantes para o cálculo da distância da elipse, o F1 e o F2.

Elementos da elipse:
Focos: são os pontos F1 e F2. Distância focal: é a distância 2c entre os dois focos. Centro: é o ponto médio c entre os dois focos(F1 e F2). Eixo maior: é o segmento formado pelos pontos A1 e A2 de comprimento 2a.

Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática. A ausência desses termos não prejudica a compreensão da frase.

Quando ocorre a elipse verbal, ela deve ser indicada com vírgula. Voltemos ao primeiro exemplo: Paulo morava em São Paulo e Pedro, em Brasília. Perceba que a vírgula indica a exclusão do verbo “morar” na segunda oração.

A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não concorda com o sujeito da oração, mas sim com a pessoa que está inscrita no sujeito. Exemplos: O que não compreendo é como os brasileiros persistamos em aceitar essa situação.

Definimos a elipse como o conjunto de pontos em que a soma da distância desses pontos ao foco F1 e ao foco F2 é sempre constante.
...
Os principais elementos da elipse são:

  • eixo maior.
  • eixo menor.
  • distância focal.
  • focos F1 e F.

Uma aplicação óptica vê- -se no dispositivo de iluminação dos dentistas. Este consiste num espelho com a forma de um arco de elipse e numa lâmpada que se coloca no foco mais próximo. A luz da lâmpada é concentrada pelo espelho no outro foco, ajustando-se o dispositivo de forma a iluminar o ponto desejado.

Foi Johannes Kepler quem por volta do ano 1610, depois de estudar arduamente a órbita do planeta Marte, descobriu que era uma elipse.

A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa.

Silepse de gênero: o adjetivo concordará com o gênero adequado ao elemento a que se refere, não com a palavra que o representa. Por exemplo, ao conversar com um prefeito, deve-se utilizar o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, de gênero aparente feminino.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

As elipses são seções cônicas formadas quando um plano cruza um cone de forma inclinada. A principal característica das elipses é que todos os pontos em sua curva têm uma soma das distâncias de dois pontos fixos que é igual a uma constante. Os dois pontos fixos são chamados de focos da elipse.