O que é uma Ekedi na Umbanda?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 4 votos

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar.

Nogueira explica que a Ekedi é escolhida por uma ancestralidade, durante uma festa pública aos orixás ou em rituais internos. “Dizemos, inclusive, que elas são apontadas”, explica.

Além disso, a ekedi também cuida da própria casa, da preparação dos ritos e de alimentos e do bem-estar das pessoas que frequentam o local. “É mãe, literalmente”, explica Gracila.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”. Curte o conteúdo da Vogue?

8Além de ser ogã, noção a ser explorada mais a diante, do terreiro de sua mãe biológica, Júnior é um abiaxé. Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

Portanto, o correspondente yorubá de ekedi é ajoié, onde a palavra ajoié significa "mãe que o orixá escolheu e confirmou", exerce a função de dama de honra do Orixá regente da casa.

Para que um abiã possa receber o seu orixá é preciso que, primeiramente, realize o processo denominado iniciação. Esse é considerado um rito de passagem, cuja finalidade é estabelecer uma relação do sujeito com o seu orixá, com o orixá do Babalorixá ou da Yalorixá da casa e com o terreiro (Machado, 2012).

Dentre os muitos cargos existentes no Candomblé, o cargo de Ekede é de vital importância para o funcionamento do Terreiro. Assim como o Ogan (cargo masculino), a Ekede não incorpora Orixá.

Para subir se apresentar em uma festa de carnaval paga em Olinda, nesse sábado (18), a cantora Anitta decidiu homenagear a Cabocla Jurema, entidade espiritual cultuada na umbanda, através de um modelito confeccionado por mulheres indígenas do povo Guajajara da Aldeia Lagoa Quieta, do Maranhão.

Vale destacar que Anitta frequenta o candomblé com a família antes de estourar com Show das Poderosas, e é filha do Orixá Logunedé.

Afastada das redes sociais por conta da recuperação da cirurgia de endometriose, realizada há duas semanas, Anitta, 29, foi ao terreiro de Candomblé, que ela frequenta desde 2013, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, para cumprir as suas obrigações religiosas.

Ówó = dinheiro. Osogiyan = uma qualidade de Osalá relacionado com o inhame novo.

O quarto de santo, também chamado em nagô de peji é o local onde ficam guardados os assentamento dos Orixás do axé. É onde todos devem primeiramente ir ao chegar em qualquer casa de religião. Pois é o local mais sagrado de cada terreiro, onde recebem as principais oferendas e objetos de culto.

Comece a meditar: cinco passos para incorporar a prática

  1. Sente-se em uma posição confortável. Pode ser uma cadeira, na sua cama ou em colchonete de exercícios. ...
  2. Marque o tempo do seu exercício. Comece com dois minutos. ...
  3. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. ...
  4. Ao término do exercício. ...
  5. Tenha disciplina.

Que a força e bondade imanada de seus sagrados poderes me ajudem a equilibrar meus chacras, equilibrando todo o meu ser. Iluminem minha mente para que eu possa ver um mundo de possibilidades e não de carência. Que Suas bençãos eliminem as dúvidas, mágoas e preocupações terrenas, guardando assim o meu descanso.

Continuar lendo Porque ekedi não raspa?