O que é uma égua campolina?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A raça de cavalo brasileira Campolina, é uma das principais raças criadas no país e está presente em mais de 20 estados, mas com maior concentração de animais na região sudeste.

O cavalo campolina está entre os preferidos para a prática de enduro equestre e hipismo rural. Legitimamente brasileira e proveniente do estado de Minas Gerais, essa famosa raça é reconhecida por seu andamento marchado, que proporciona uma equitação ideal.

Atualmente, o cavalo Campolina tem como principais características o porte grande e delicado, cabeça seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo, orelhas médias tendendo para longas, pescoço musculoso e rodado, tendendo para comprido, crinas fartas e sedosas, garupa ampla e longa, suavemente inclinada; anca ...

Sendo assim, o novo recorde da raça Quarto de Milha, para as fêmeas de trabalho, agora é de R$ 4.000.000,00. Não podemos, jamais, deixar de prestigiar e lembrar quem foi o grande responsável por esse feito.

São animais de porte grande, tendo peso médio de 500 Kg e a altura para os machos pode variar de 1,58m e para as fêmeas de 1,52m, mas podem chegar a atingir 1,75 m.

Originada em Entre Rios de Minas, MG, a raça Campolina possui como marco inicial o nascimento, em 1870, de um potro, filho de garanhão da raça Andaluz.

Cassiano Campolina

A história do cavalo campolina no Brasil se inicia em 1870. Seu nome é uma referência a Cassiano Campolina, que foi responsável pela criação da raça. Cassiano tinha o desejo de ter um cavalo forte, de grande porte e resistente. Por isso, se dedicou para criar uma raça que atendia suas expectativas.

Os cruzamentos realizados para chegar ao padrão racial proporcionaram ao cavalo campolina qualidades como a marcha macia e resistente, comuns ao mangalarga marchador.

http://www.campolina.org.br
O interessado apresentará pedido de credenciamento e currículo e o credenciamento poderá ser feito depois de análise e aprovação da documentação acima.

Você conhece o cavalo mongolina? Fruto do cruzamento do mangalarga marchador com a raça campolina.

O cavalo, sem dúvidas, foi um animal extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano. Esse animal já foi muito usado no passado, e até mesmo nos dias atuais, para transporte, por exemplo. Além de transporte do ser humano, o cavalo é usado no transporte de cargas e no trabalho com o gado.

O nome “puro” já indica: são cavalos que não possuem em sua genética características de raças diferentes, ou seja, cujos antecedentes eram todos da mesma raça. Por isso, são considerados animais de raça pura.

Então, é válido lembrar que orelhas para trás e relaxadas, cabeça e pescoço ligeiramente caídos e cauda levantada são as principais formas do cavalo dizer que gosta de você. Aproveite muito todo o carinho que o equino tem para oferecer!

Através da voz, do cheiro, do contato visual e da linguagem corporal, os cavalos captam os sinais e emoções transmitidos pelos seus proprietários. Além disso, o cuidado diário é fundamental para nutrir essa relação.