O que é uma doença metabólica?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O metabolismo diz respeito ao conjunto de reações químicas e processos que o seu corpo executa para continuar funcionando. Sendo assim, as doenças metabólicas são aquelas relacionadas a mudanças inadequadas nessas reações, como excesso de determinada substância no corpo ou alterações no funcionamento de alguns órgãos.

Há inúmeras doenças metabólicas, como por exemplo colesterol alto(dislipidemia), gordura no fígado(esteatose), obesidade, diabetes e osteoporose.

Para avaliar a presença das complicações metabólicas foram consideradas a presença das seguintes intercorrências: hiperglicemia (>140 mg/dL); hipoglicemia (<70 mg/dL); hipercalemia (>5 mEq/L); hipocalemia (<3,6 mEq/L); hipernatremia (>148 mEq/L); hiponatremia (<135 mEq/L); hipomagnesemia (<1,8 mEq/L); hiperfosfatemia ( ...

A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes, e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia).

Prevenção e Tratamentos
O objetivo principal dessa mudança no estilo de vida é reduzir a obesidade e a gordura abdominal, a fim de diminuir a resistência à insulina, reduzir a glicemia, os triglicérides e a pressão arterial.

Os distúrbios metabólicos hereditários são normalmente agrupados de acordo com o substrato afetado, por exemplo:

  • Distúrbios do metabolismo de aminoácidos. ...
  • Distúrbios do metabolismo dos carboidratos. ...
  • Distúrbios metabólicos do ácido graxo. ...
  • Distúrbios metabólicos da purina e pirimidina.

O diagnóstico da síndrome metabólica pode ser realizado por meio da medição da circunferência abdominal e pressão arterial, além da realização de exames para medir as concentrações de açúcar (glicose) e gordura (lipídeos) no sangue.

Segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Síndrome Metabólica ocorre quando existem de 3 a 5 fatores relacionados abaixo: Pressão alta (hipertensão); Obesidade (circunferência abdominal superior a 88cm na mulher e 102 cm no homem);

A diabetes é uma doença crónica de etiologia múltipla, caracterizada por alterações no metabolismo de lípidos, proteínas e hidratos de carbono e que é possível identificar pela detecção de valores elevados de glucose no sangue (hiperglicemia).

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.

Hábitos para acelerar o metabolismo

  1. Dormir bem, pelo menos 7 horas por dia;
  2. Alimente-se de 3 em 3 horas;
  3. Aumentar o consumo de proteínas magras e reduzir os carboidratos;
  4. Tomar pelo menos 2 litros de água por dia;
  5. Fazer atividade física diariamente, por pelo menos 40 min. ...
  6. Reduzir o consumo de sal e açúcar.

Desacelerar o metabolismo pode envolver fazer algumas coisas muito desagradáveis: pular refeições, comer menos calorias, etc. O ganho saudável de peso envolve: Aumentar a ingestão calórica. Comer mais caloria do que seu corpo pode queimar por dia.

A síndrome metabólica é caracterizada resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. Entenda. Maria Helena Varella Bruna é redatora e revisora, trabalha desde o início do Site Drauzio Varella, ainda nos anos 1990.

Geralmente, as reações metabólicas são classificadas em dois tipos: as reações de síntese e as reações de degradação. Nas reações de síntese, moléculas mais simples são unidas para formar outras de maior complexidade, como ocorre com a união de aminoácidos para formar as proteínas.

A gordura na barriga pode esconder um problema maior do que os quilinhos a mais na balança. Afinal, ela reflete diretamente na presença de gordura envolta dos órgãos dessa região do corpo, o que, combinado com outras comorbidades, pode ser o sinal da síndrome metabólica.

Stress Metabólico – Consiste no stress geral que o nosso corpo acumula ao longo das sessões de treino e dos exercícios. Este stress promove alguns fatores hormonais que levam à hipertrofia muscular.

A quantidade de glicose acumulada no sangue é denominada glicemia e o seu aumento resulta na hiperglicemia, o que caracteriza o diabetes. O problema pode acontecer por conta da insuficiência da produção ou insuficiência da ação da insulina e, em alguns casos, devido à combinação dos dois fatores.