O que é uma doença degenerativa?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Doenças crônico degenerativas são aquelas que, aliadas a um conjunto de fatores, levam à deterioração progressiva da saúde. A sua etiologia é multifatorial e sabe-se que existe uma interação entre comportamento, meio ambiente e perfil genético.

Sintomas

  • Fraqueza progressiva;
  • Atrofia muscular;
  • Perda de equilíbrio;
  • Cãibras musculares;
  • Perda de peso;
  • Gagueira e alterações na voz;
  • Contrações involuntárias dos músculos.

No caso das doenças degenerativas das articulações, estamos a falar de casos de Osteoartrose, Osteoporose e Artrite. No caso da Osteoartrose (ou só artrose, como é vulgarmente conhecida), é uma doença que afeta principalmente as articulações que suportam peso ou fazem demasiados movimentos: como os joelhos ou os pés.

As doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população brasileira são a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, demência senil e outras.

Cada vez mais cientistas e médicos estão usando a ressonância magnética para detectar problemas e diagnosticar progressões de doenças degenerativas cerebrais. O método não invasivo, em comparação a tomografia computadorizada e também pela própria natureza do exame, proporciona o estudo.

O tratamento da Doença Articular Degenerativa é focado no alívio da dor e na melhoria da mobilidade. Isso pode ser alcançado por meio de uma combinação de medicamentos, fisioterapia, exercícios de fortalecimento muscular e perda de peso, quando necessário.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que dispensa os portadores de hepatopatia, doenças neuromusculares degenerativas e hipertensão pulmonar de cumprirem o período de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.

Veja as dicas abaixo:

  1. Adote hábitos de vida saudáveis. ...
  2. Alimente-se bem. ...
  3. Faça exercícios físicos regulares. ...
  4. Entenda o funcionamento da doença. ...
  5. Siga as recomendações do médico. ...
  6. Alternativas complementares. ...
  7. Sono adequado.

Uma característica comum a todas as doenças desse grupo é a morte dos neurônios, que são essenciais para o cérebro e não se regeneram nem se multiplicam. Além disso, este grupo de doenças costuma atingir áreas consideradas vulneráveis, e não apenas o encéfalo (parte superior do sistema nervoso central) como um todo.

A síndrome de Guillain-Barré é uma inflamação grave nos nervos do paciente. Essa inflamação é provocada por uma reação autoimune da pessoa, ou seja, o paciente começa a produzir anticorpos que atacam os seus próprios nervos.

Distrofia muscular de Duchenne e distrofia muscular de Becker são os tipos mais conhecidos e frequentes das distrofias musculares, mas existem outros classificados de acordo com a produção anormal de determinadas proteínas musculares.

(Artrite degenerativa; doença articular degenerativa; osteoartrose) A osteoartrite é uma doença crônica que danifica a cartilagem e os tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda da função.

Fatores genéticos, carências nutricionais, alguns medicamentos e maus hábitos de vida vão enfraquecendo e danificando essa estrutura, tornando nosso sistema ósseo (antes tão forte) mais frágil e propenso a desenvolver algumas doenças.

O que é a discopatia degenerativa da coluna lombar? Também chamada de doença degenerativa do disco lombar (DDD), é uma circunstância que atinge os discos da coluna lombar. Ela é caracterizada pelo desgaste ou pela ruptura dos discos intervertebrais, responsáveis pelo “amortecimento” entre as vértebras.

A síndrome de Guillain-Barré, também conhecida por polirradiculoneuropatia idiopática aguda ou polirradiculopatia aguda imunomediada, é uma doença do sistema nervoso (neuropatia) adquirida, provavelmente de caráter autoimune, marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos.