O que é uma doença articular degenerativa?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A doença articular degenerativa (DAD) é uma alteração que atinge exclusivamente as articulações sinoviais e caracteriza-se por fibrilação, fissuração na cartilagem, microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral com formação de osteófitos nas bordas articulares.

No caso das doenças degenerativas das articulações, estamos a falar de casos de Osteoartrose, Osteoporose e Artrite. No caso da Osteoartrose (ou só artrose, como é vulgarmente conhecida), é uma doença que afeta principalmente as articulações que suportam peso ou fazem demasiados movimentos: como os joelhos ou os pés.

Os sintomas da Doença Degenerativa podem variar dependendo da parte do corpo afetada. Alguns dos sintomas mais comuns incluem dor, rigidez, fraqueza muscular, tremores, problemas de equilíbrio e coordenação, perda de função motora e dificuldade em realizar atividades diárias.

Quem possui doença degenerativa pode se aposentar? As doenças degenerativas da coluna podem gerar aposentadoria por invalidez se os seus sintomas forem incompatíveis com a realização das atividades laborais do indivíduo, ocasionando uma incapacidade total e permanente.

Esclerose Múltipla
Assim, as funções do sistema nervoso central ficam comprometidas.

As doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população brasileira são a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, demência senil e outras.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente. O atrito das articulações causa inflamação, processo chamado de artrite e motivo pelo qual a doença também pode ser chamada de osteoartrite.

Os sintomas doenças degenerativas têm uma piora progressiva que limita diversas funções básicas do corpo humano. Entre as funções do corpo que são afetadas estão o movimento, o raciocínio e a respiração. Em alguns casos, o progresso dessas doenças pode levar à morte.

Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Cada vez mais cientistas e médicos estão usando a ressonância magnética para detectar problemas e diagnosticar progressões de doenças degenerativas cerebrais. O método não invasivo, em comparação a tomografia computadorizada e também pela própria natureza do exame, proporciona o estudo.

A tomografia computadorizada pode ser usada para avaliar a maior parte das doenças desse tipo, excluindo hematomas e tumores. A ressonância magnética também traz bons resultados para a maioria dos casos. A escolha do exame mais adequado fica por conta do médico neurologista.

Por joelho degenerativo entende-se as alterações articulares que aparecem na idade adulta, provenientes de traumas passados ou doenças metabólicas como as enfermidades reumáticas, ou na terceira idade, a artrose.

Se os problemas de articulação são tão graves que impedem a pessoa de trabalhar, ela pode ter direito a receber o benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

A doença degenerativa não é considerada doença do trabalho, nos termos do art. 20 § 1º, alínea a, da Lei nº 8.213 /91, assim, descabe reparação pecuniária pelo empregador, porquanto não se trata de doença ou acidente decorrente da atividade laborativa exercida pelo obreiro.

QUAIS DOENÇAS CRÔNICAS DÃO DIREITO A APOSENTADORIA?

  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença arterial coronariana;
  • Cardiopatia isquêmica;
  • Arritmias graves;
  • Doenças valvulares.

R$ 1.320,00

Qual valor do benefício da aposentadoria por invalidez? O menor valor para os segurados da aposentadoria por invalidez é equivalente ao salário mínimo, que atualmente, é no valor de R$ 1.320,00.

12 meses

Quais são os requisitos necessários para que a conversão do benefício aconteça? Para que o beneficiário do auxílio-doença consiga converter o provento em aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes critérios: Período de 12 meses de carência, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art.

As doenças degenerativas são aquelas que comprometem as funções vitais do indivíduo em caráter irreversível e crescente. Elas recebem esse nome porque causam a degeneração de células, tecidos e órgãos.