O que e uma dízima periódica e não periódica?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.

A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. A este algarismo que se repete por diversas vezes, seja ele simples ou composto, dá-se o nome de período.

Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333… Números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração.

Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.

Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.

333 — trezentos e trinta e três; 3333 — três mil, trezentos e trinta e três.

Um número irracional é aquele que satisfaz a definição, ou seja, um número que não pode ser representação como fração. Os números irracionais são: As raizes não exatas: quando um número natural não possui raiz exata, ele é considerado um número irracional.

Uma dízima periódica pode ser classificada como simples ou composta. Ela é simples quando tudo que está na sua parte decimal é periódico, ou seja, se repete. Quando há um algarismo na parte decimal que não faz parte do período, ou seja, que não se repete, então essa dízima é composta.

Dízimas periódicas são números infinitos e periódicos. Infinitos, pois eles não possuem fim, e periódicos, pois certas partes deles se repetem, isto é, possuem um período. Além disso, as dízimas periódicas podem ser representadas na forma fracionária, ou seja, podemos dizer que elas são números racionais.

Então a resposta é 1/3. Dízima periódica e o 3 se repete infinitamente 0,333333333.... É uma dízima periódica, pois 1/3 é igual a 0,33333... e o traço em cima significa que o número 3 se repete infinitamente.

Dizimar vem do latim decimare, que significa “matar um a cada dez”. Daí o dízimo, que é a décima parte. Dízimo ou dízima é o imposto correspondente à décima parte do rendimento.

Quando um número é decimal infinito, mas não apresenta algarismos que se repetem, ou seja, não possui um período, ele não será um dízima periódica e sim um número irracional.

Significado de Dízima
substantivo feminino Matemática Cálculo dos decimais; fração decimal resultante de uma fração ordinária. Dízima periódica, número decimal em que depois da vírgula há algarismos que se repetem na mesma ordem, infinitamente.

Números racionais são os números que podem ser representados por frações de números inteiros, contanto que o denominador seja qualquer número diferente de zero (0). Eles também são formados por elementos pertencentes aos conjuntos dos Números Reais (R), e Números Irracionais (I).

O químico de origem russa, Dmitri Mendeleev (1834-1907), tornou-se um dos maiores gênios da história.

Há duas opções de resolução para esse exercício: a primeira é encontrar a fração geratriz de cada dízima periódica e resolver a expressão utilizando as frações. A segunda opção é encontrar a fração geratriz do resultado da expressão.

Fracção decimal em que os mesmos algarismos se repetem na mesma ordem (ex.: 0,376376376).

Um centésimo de milésimo (0,00001); Um milionésimo (0,000001);

Exemplos: 0,5432 = número com quatro casas decimais, com o algarismo 5 na primeira casa decimal, 4 na segunda, 3 na terceira e 2 na quarta. Lê-se: cinco mil, quatrocentos e trinta e dois décimos de milésimo.