O que é uma direção ofensiva?

Perguntado por: osantana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A direção ofensiva/evasiva é um conjunto de técnicas e manobras realiza- das em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para sequestros ou roubos. Por exemplo, perante uma “fechada” inesperada, há que se efetuar uma manobra para sair da situação.

Direção defensiva é uma direção segura
Por exemplo, motoristas profissionais devem cuidar da sua saúde, da forma como dirigem, se preocupar com multas, danos aos veículos, acidentes e demais fatores que podem prejudicar seu trabalho.

Apenas para facilitar a compreensão, saiba que existem dois tipos de direção defensiva:

  • Direção preventiva: É a atitude permanente do motorista de modo a evitar acidentes;
  • Direção corretiva: É a atitude que o motorista deverá tomar ao ser exposto a uma situação não prevista, em uma possibilidade de acidente.

A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva

  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

Na prática, a baixa velocidade ou em manobras de estacionamento, o sistema de direção ativa faz variar o ângulo das rodas traseiras no sentido contrário às da frente, reduzindo o ângulo de viragem e favorecendo o estacionamento paralelo.

Direção Corretiva
Exige muita habilidade do condutor e é considerada de alto risco. A direção corretiva é sempre a última opção, sendo muitas vezes executada por meio de reflexo que, para que seja os mais adequado para determinada situação de emergência, depende da astúcia e experiência do condutor.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

Neste sentido, a direção passiva tem significado similar ao tema deste texto, afinal, é uma direção defensiva, baseada no respeito às normas de trânsito, como velocidade, ultrapassagem segura, sinalização de movimentos adequadas, entre outros.

Distância de Reacção: Durante o tempo de reacção, o veículo continua a movimentar-se (à mesma velocidade), percorrendo uma determinada distância, avaliada em metros. Esta é tanto maior quanto mais elevada for a velocidade a que se circula. A distância percorrida durante o tempo de reacção chama-se Distância de Reacção.

Atenção difusa
É quando o condutor fixa a atenção em um único ponto. Ele fica atento à frente do carro, mas se esquece das laterais, retaguarda e indicações do painel, por isso é uma conduta errada. É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno.

Efetivamente, o transporte caminhão prancha é um serviço prestado por transportadoras especializadas em entregas de caminhões e ônibus. Para tanto, é necessário um veículo específico, preparado para suportar o peso que será carregado e garantir que tudo seja feito com segurança.

Entenda o que é a imperícia no trânsito
A imperícia é o conceito que define a falta de capacidade técnica ou de habilidade para determinado comportamento na condução, ou seja, é quando o motorista de fato não sabe dirigir com aquela especificidade.

Na direção preventiva são utilizadas manobras que têm por objetivo reduzir as chances de o condutor se envolver em uma situação de risco. Já na direção defensiva, as manobras são realizadas para reduzir os impactos de um acidente iminente em uma situação de risco na qual o condutor já se envolveu.