O que é uma descrição objetiva?

Perguntado por: apereira2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Pode ser definida como aquela que representa a realidade tal qual ela é, ou seja, sem a influência dos sentimentos ou pensamentos daquele que escreve.

A descrição tem por objetivo transmitir ao leitor uma imagem do objeto descrito. Podendo ser: Objetiva: quando retratamos a realidade como ela é. Subjetiva: quando retratamos a realidade conforme nossos sentimentos e emoção.

Um texto subjetivo é aquele que expressa uma visão pessoal do autor sobre um determinado tema. Nele o autor pode fazer uso de qualquer tipo de linguagem figurada para expor suas ideias, o texto pode conter metáforas, metonímias, sinestesia etc.

O objetivo de muitos autores ao escrever um texto, principalmente os acadêmicos, é mostrar as diferenças ou similaridades entre duas situações ou objetos. Se esse for o caso, a primeira coisa que deve ser feita é descobrir se estão sendo discutidas as semelhanças ou as disparidades.

Enquanto a descrição objetiva é feita de forma imparcial, ou seja, na tentativa de demonstrar apenas aquilo que se vê da forma mais realista possível, sem acrescentar qualquer juízo de valor, na descrição subjetiva o aspecto opinativo não é só contemplado, como muito valorizado.

A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

O texto descritivo é um tipo textual que constrói um retrato verbal de algo ou de alguém, como um objeto, um lugar, uma pessoa, entre outros. Descrever algo textualmente é oferecer um retrato verbal ao seu leitor.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Defina seu objetivo
Entender o objetivo que um texto deseja alcançar facilita na hora de selecionar o formato que será adotado. Também orienta o tipo de seleção vocabular (escolha das palavras) que será feito. Cada propósito pede um modelo distinto e um vocabulário específico.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

Na dissertação subjetiva, o autor do texto o escreve na primeira pessoa. Dessa forma, fica explícito e evidente que as ideias e opiniões apresentadas ao longo do texto refletem o ponto de vista do autor.

Descrição conotativa: acontece quando as palavras são empregadas no seu sentido simbólico, figurado. A pessoa, objeto ou lugar não é descrito de forma como é na realidade, mas em uma pseudorrealidade.

A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo.

Descrição subjetiva: é identificada quando se descreve usando a linguagem conotativa, a fim de conferir um caráter poético ao texto. Esse tipo de descrição é muito comum em textos literários. Descrição objetiva: ocorre quando se descrevem fatos, acontecimentos, locais, pessoas etc. usando a linguagem denotativa.

Texto descritivo objetivo
Trata-se de um texto de linguagem denotativa que tem como característica fazer uma descrição da forma mais concretamente possível. Nele não há espaço para metáforas e demais figuras de linguagem.

Quando se trata de um texto, o objetivo é o mesmo, tanto o leitor quanto o ouvinte, devem se sentir próximos daquilo que está sendo apresentado e isso depende de como as informações são passadas, ou seja, da capacidade descritiva do interlocutor.

Objetivo pode ser um adjetivo ou um substantivo e significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar ou o que é relativo ao objeto, que é concreto e existe independentemente do pensamento. Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações.