O que é uma descrição e exemplos?

Perguntado por: evieira9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.

O texto descritivo é uma tipologia textual que oferece um retrato verbal ao seu leitor sobre algo ou alguém. Sua composição apresenta verbos de ligação e o uso recorrente de adjetivos, substantivos ou locuções. Ele geralmente é utilizado juntamente do texto narrativo, no intuito de descrever certa ação ou personagem.

A descrição deve conter detalhes, mas ser ao mesmo tempo objetiva. É preciso analisar a relevância dos dados coletados e filtrar aqueles mais importantes que devem de fato compor o documento.

Estrutura do texto

  1. Introdução – o objeto descrito é apresentado ao leitor;
  2. Desenvolvimento – caracterização do objeto, sua função, finalidade. Todos os aspectos são apresentados, de forma subjetiva ou objetiva.
  3. Conclusão – nesse tópico a descrição é finalizada.

Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc.
...
São eles:

  1. predominância de adjetivos, substantivos e locuções;
  2. uso de verbos de ligação;
  3. detalhamento psicológico ou físico;
  4. emprego das orações coordenadas justapostas;
  5. prevalência do tempo verbal passado.

O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

Uma redação descritiva é o tipo de texto cujas locuções adjetivas têm o objetivo de falar sobre algo ou mesmo descrever alguém. Pode ser uma descrição de uma pessoa, como um retrato, de um lugar, um animal, um elemento ou objeto, tudo de acordo com as impressões e o ponto de vista somado com as palavras do autor.

1 definição, explicação, exposição, narração, relato, resenha, apresentação, contagem, detalhamento, notícia, relatório.

O autor pode produzir uma descrição a partir de dois aspectos: do todo para as partes ou das partes para o todo – ou seja: apresentar o cenário geral e, aos poucos, detalhar cada fração importante; ou começar pelo detalhamento de cada porção até chegar ao cenário geral.

Dicas para uma boa descrição
- Utilizar linguagem clara, ser direto e dinâmico. - Descrever características que não se pode encontrar em qualquer lugar. É essencial que se destaquem os traços distintivos, para que a imagem verbal não seja visualizada superficialmente.

Definição de Termo: Descrição da atividade. Em Gerenciamento de Projetos, é uma frase ou uma denominação curta para cada atividade do cronograma usada junto com um identificador da atividade para diferenciar essa atividade do cronograma do projeto de outras atividades do cronograma.

Frases de exemplo com descrição
Concorri àquela vaga de emprego pela descrição do cargo. Na delegacia, Alana fez a descrição do sujeito para o policial. Bárbara apresentou uma descrição pormenorizada da casa. Pela descrição feita, as chances indicam que o suspeito é seus vizinho.

descritivo adj. Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto...

Estrutura do texto descritivo
Introdução: faz-se primeiramente a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo que o leitor já foque a atenção no ser ou objeto.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.