O que é uma declaração do produtor?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

É o documento emitido pelo fabricante/produtor no qual são descritos os processos de elaboração do produto, incluindo seu valor FOB de exportação, e seus componentes e matérias-primas utilizados na produção.

O interessado deve procurar uma unidade do Incra nos estados ou acessar a página da Sala da Cidadania para requerer o comprovante de atividade rural. Web : Por meio da Sala da Cidadania Digital . Escolha a opção “Propriedade Rural” e, depois, clique em "Emitir Comprovação de Atividade Rural".

Quem é considerado produtor rural pessoa física? O produtor rural pessoa física é aquele que exerce uma atividade agrícola utilizando o número do seu CPF para o registro de Inscrição Estadual junto à Receita Federal, sendo que ele pode ser ou não o proprietário da terra.

Ficam obrigados a fazer a declaração os produtores rurais que tiveram receita anual bruta superior a R$ 142.798,50 no último ano de exercício. Porém, aqueles que não tiveram essa receita e o patrimônio ultrapassou os R$ 300 mil também devem declarar.

A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família.

A legislação também permite que PFs façam a declaração do Imposto de Renda pela modalidade simplificada. Nesse caso, o produtor rural não precisa da escrituração do Livro Caixa, apenas deve aplicar 20% no valor total da receita bruta da atividade rural.

Cópias autenticadas: CPF, RG e Escritura ou documento de posse, caso seja Proprietário, Cópias simples: ITR, CCIR, Comprovante de Endereço. Matricula do Imóvel atualizada.

O produtor rural pode ser enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI)? Não é permitida a inscrição do produtor rural como MEI, pois sua atividade, propriamente dita, não está descrita nas atividades per- mitidas.

O Produtor Rural Pessoa Física normalmente é aquele que possui uma pequena quantidade de terra e produz em pequena escala e não pretende expandir o seu negócio ou comercializar produtos em grande escala.

O CNPJ produtor rural deve ser emitido quando o produtor comercializa seus produtos, se enquadrando como empresa. O cadastro é obrigatório no Estado de São Paulo e optativo nos demais Estados brasileiros.

As maneiras do produtor rural declarar seu Imposto de Renda em 2022 são as seguintes: Declaração completa: indicada para os contribuintes que possuem muitos dependentes e têm muitos gastos que podem gerar restituição, como relacionados à saúde e à educação.

Para enviar o seu Livro Caixa Digital do Produtor Rural, o primeiro passo é entrar no Portal e-CAC (até o dia máximo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF). Em seguida, basta usar um certificado digital do Produtor Rural ou, ainda, de seu procurador para fazer a assinatura digital do documento.

Estando devidamente inscrito, o produtor solicita o número de notas de produtor que irá utilizar no período de um ano ou menos, preenche as notas conforme sua necessidade e após retorna até o setor e devolve as notas para que seja dada a baixa o que comprova o movimento econômico.

Além dos agricultores/as familiares, são beneficiários da DAP, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

A consulta à situação da DAP é gratuita e é realizada através do site do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Clique aqui para acessar). Fornecendo número do CPF ou CNPJ, em caso de DAP jurídica, o agricultor consulta se o documento está ativo, cancelado, expirado ou suspenso.

Agricultor ou agricultora familiar pode ter a DAP mesmo se tiver uma MEI.

ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural)
Ele é calculado com base na área total do imóvel e o grau de utilização para as atividades rurais. Quanto maior a propriedade, maior será o valor do imposto. Entretanto, quanto maior a utilização da terra para as atividades, menor será o imposto pago.

Considera-se resultado da atividade rural a diferença entre o valor da receita bruta recebida e o das despesas pagas no ano-calendário, correspondente a todos os imóveis rurais da pessoa física (Lei 8.023/1990, art. 4º, e Lei 8.383/1991, art. 14).

Como pagar o ICMS? O pagamento do ICMS para produtor rural deve ser feito junto à Sefaz (Secretaria da Fazenda) — isso por meio da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Nesse caso, significa que, a cada vez que você emite uma Nota Fiscal Eletrônica, o valor do ICMS fica embutido nela.