O que é uma cultura distinta?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A diversidade cultural engloba o conjunto de culturas que existem. Esses fatores de identidade distinguem o conjunto dos elementos simbólicos presentes nas culturas e são eles que reforçam as diferenças culturais que existem entre os seres humanos.

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Sociedades distintas vão necessariamente originar culturas diferentes, ou seja, diferentes formas de ver o mundo e orientar a atividade social. É por isso que existem tantas diferenças culturais, mesmo sendo todos pertencentes à mesma espécie humana.

7 Tipos de Cultura

  1. Cultura popular. A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. ...
  2. Cultura erudita. ...
  3. Cultura de massa. ...
  4. Cultura material. ...
  5. Cultura imaterial. ...
  6. Cultura organizacional. ...
  7. Cultura corporal.

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

A diversidade cultural representa o conjunto das distintas culturas que existem no planeta. A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração.

Quais são os tipos de diversidade?

  1. De gênero. O primeiro tipo de diversidade sobre o qual devemos falar é a de gênero. ...
  2. Etária. ...
  3. Étnica. ...
  4. Sexual. ...
  5. Relacionada a pessoas com deficiência (PCD)

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

O que determina a diferença cultural entre os povos? Herança genética.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

A diversidade cultural é um fato em nossa realidade globalizada, onde o contato entre o que consideramos familiar e o que consideramos estranho é comum.

Como o próprio nome indica, diversidade cultural é um conjunto de diferenças vividas por um amplo número de pessoas, que podem estar em um mesmo país ou em uma única cidade e, ainda assim, manter características, crenças religiosas e costumes sociais completamente diferentes entre si.

A Itália é a líder do ranking dos países com mais influência cultural no mundo, seguida por França e Estados Unidos. O Brasil aparece na 16ª colocação – uma queda brusca, considerando que, em 2020, ocupava a sétima posição. O ranking foi elaborado por meio de um estudo idealizado pelo U.S. News & World Report.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Para os antropólogos, a cultura é um todo complexo que envolve não apenas a arte e nossos conhecimentos, mas também nossos costumes morais e leis. Nesse sentido, esse todo completo também inclui nossos hábitos enquanto grupo humano.

Exemplos da diversidade cultural no Brasil

  • axé;
  • sertanejo;
  • funk;
  • frevo;
  • baião;
  • piseiro;
  • samba;
  • pagode.