O que é uma crônica ficcional?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Esse tipo de crônica é considerado um texto ficcional que narra acontecimentos da realidade cotidiana das pessoas. Assim, uma crônica narrativa trata, de certa forma, o campo ficcional como possibilidade real.

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

Evite personagens
As crônicas misturam o jornalístico e o literário, elas falam de fatos, opiniões, ideias e, por isso mesmo, acabam se desconectando da ideia de personagens e, muitas vezes, também não tem cenário ou tempo. Pense bem sobre como quer apresentar os fatos e ideias.

Ela consiste em um texto de leitura rápida e fácil, com personagens, tempo e espaço que se aproximam do cotidiano e da realidade do leitor. Ela possui elementos essenciais da narração, tais como as personagens, o tempo e o espaço. Sua estrutura pode ser sintetizada em apresentação, enredo e desfecho (encerramento).

A crônica narra de forma artística e pessoal fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico. Que fatos estão enfatizados nesta crônica? A crônica geralmente é um texto curto e leve, escrito com objetivo de divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano.

Tematizar situações cotidianas: diálogos entre casais, cenas em um restaurante, momentos em uma estação de metrô são temas comuns em crônicas. Linguagem leve: o uso do nível coloquial da língua é bem-vindo nas crônicas. Em alguns casos, o humor ou, ainda, o tom poético pode marcar a linguagem usada nesse gênero.

8 crônicas famosas comentadas

  1. Ciao - Carlos Drummond de Andrade. ...
  2. Cafezinho – Rubem Braga. ...
  3. Insônia infeliz e feliz - Clarice Lispector. ...
  4. O fim do mundo - Cecília Meireles. ...
  5. País rico - Lima Barreto. ...
  6. O Homem Trocado - Luis Fernando Veríssimo. ...
  7. Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros. ...
  8. Notícia de jornal - Fernando Sabino.

As características das crônicas
uso de uma linguagem simples e coloquial; presença de poucos personagens, se houver; espaço reduzido; temas relacionados a acontecimentos cotidianos.

A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras.

A crônica humorística está relacionada ao fato de o cronista chamar a atenção do leitor utilizando traços do humor. Normalmente, a crônica humorística apresenta poucos personagens. Com linguagem próxima da informalidade, este tipo de crônica tem uma visão irônica ou cômica dos fatos.

Crônicas devem ser curtas, mas não tanto.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas. Entretanto, há crônicas mais ou menos longas. Os padrões variam.

A crônica pode ser um diálogo imaginado, uma situação hipotética, algo que quase aconteceu ou que aconteceu na cabeça do autor, assim como pode misturar ficção com realidade. – Um tamanho bom de crônica é entre 2 mil e 4 mil toques (contando letras, pontuação e espaço entre as palavras), porém, o tamanho é livre.

A crônica é um gênero textual que registra e relata pequenos acontecimentos da vida cotidiana, em conjunto a uma interpretação pessoal do autor, que pode ser reflexiva e/ou crítica.

Os livros de crônica em geral apresentam de 10 a 20 crônicas, que depende do tamanho, para que os textos não sejam cansativos é aconselhável que eles não tenham mais do que duas paginas do livro.