O que é uma crise de hipoglicemia?

Perguntado por: nmagalhaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A hipoglicemia é caracterizada por um nível anormalmente baixo de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl. É importante não considerar apenas este número – o médico deverá dizer quais níveis são muito baixos para você.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

Quando o açúcar no sangue fica muito baixo, um carboidrato de rápida absorção é necessário para trazer esses níveis para valores considerados normais. Aposte em uma colher de sopa de mel. Funciona, pois é composto por 30% de glicose, menos de 40% de frutose e cerca de 20% de outros tipos de açúcares.

Mesmo que a glicose no sangue suba e caia ao longo do dia, ainda é perigoso ter um nível muito baixo. A hipoglicemia não tratada pode ser fatal e levar a lesões por vertigem, fraqueza, confusão ou visão embaçada.

A hipoglicemia acontece quando a glicose no sangue abaixa para menos de 70mg/dL e pode causar sintomas como tremor, suor frio, tontura, fraqueza, enjoo, taquicardia, dor de cabeça e confusão.

Mantenha os horários das refeições e evite pulá-las. Opte por quantidades menores e mais refeições ao longo do dia. Faça uma refeição leve, mas com carboidratos, antes de dormir para evitar crises noturnas. Alimente-se antes e depois de atividades físicas – momento em que a demanda de energia no corpo aumenta.

É aconselhável limitar a ingestão de sucos de frutas na parte da manhã e manter os sucos que não possuem açúcar adicionado, pois estes podem fazer com que os níveis de açúcar no sangue se tornem instáveis. Algumas opções ideais de café da manhã incluem: Ovos cozidos e torradas de grãos inteiros.

Em pessoas sem diabetes, a hipoglicemia pode resultar do excesso de insulina produzida pelo organismo após uma refeição, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue diminuam. Isso é chamado de hipoglicemia reativa. A hipoglicemia reativa pode ser um sinal precoce de diabetes.

Quando a hipoglicemia é noturna, o paciente pode ter pesadelos e acordar com os lençóis bagunçados ou manchados, devido à agitação e sudorese. Os casos de morte são raros porque o diabético passa de um sono profundo para um superficial a acaba sendo despertado.

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

O uso concomitante das fluoroquinolonas, tais como ciprofloxacino, levofloxacino, norfloxacino, ofloxacino, delafloxacino, moxifloxacino, gemifloxacino e gatifloxacino, com os hipoglicemiantes sulfonilureias pode causar hipoglicemia em pacientes com diabetes mellitus.

Os principais sintomas da hiperglicemia são a poliúria (excesso de urina) e a polidipsia (sede), no entanto sintomas como dores, dormência, formigamento das pernas, visão turva e embaçada e prurido nas regiões genitais também podem aparecer.

Dormindo, a hipoglicemia pode ser mais perigosa, pois a pessoa pode não perceber e ela durar mais tempo ou ocorrer uma manifestação mais grave, inclusive levando a consequências mais severas. Quem está do lado pode perceber quando houver agitação, pesadelos, delírios e se ela estiver falando sozinha.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Não é uma doença por si só, mas um sintoma de algum problema que está por trás. Apesar de ser um problema raro, é muito comum na nossa prática que um paciente chegue com queixa de mal-estar associado outros sintomas como tontura, tremores e ansiedade e que seja logo rotulado (ou se rotule) como tendo hipoglicemia.

Tratando a hipoglicemia
A média de tempo para que o açúcar do alimento seja absorvido pelo organismo e surtir efeito é de 15 minutos.

O teste de glicemia detecta a hipoglicemia e a hiperglicemia, ou seja, quando há pouco ou muito açúcar em circulação. O segundo quadro denuncia o diabetes mesmo quando não há sintomas da doença. Orientações: Para a coleta deste exame, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.

O tratamento da hipoglicemia deve ser realizado com 15 gramas de carboidrato simples, ou cerca de 0,3g de carboidratos por kg de peso para crianças. Após corrigir a glicemia, o paciente deve aguardar 15 minutos para verificar novamente a glicemia.

Deverá ingerir 15 a 20 gramas de carboidratos de absorção rápida, como 1 colher das de sopa com açúcar ou mel, ou ½ lata de refrigerante comum, ou uma laranja, maçã ou pera, ou 3 balas de caramelo. Após a ingestão, aguardar 15 a 20 minutos para a resolução dos sintomas.