O que é uma contusão hemorrágica?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

CONTUSÃO HEMORRÁGICA – lesão cerebral que causa sangramento e inchaço ao redor da área onde ocorreu o trauma (o “contra-golpe” é uma dos mecanismos – figura 1).

A concussão cerebral pode ser causada por uma pancada direta no crânio ou em um movimento de aceleração e desaceleração, chacoalhando a cabeça com muita rapidez.

O TCE pode ser classificado de acordo com o mecanismo de lesão, sendo classificado em três categorias: fechado, penetrante e explosivo.

Entretanto, geralmente os sintomas que apontam para gravidade em traumas na região, são dor de cabeça, perda de consciência, vômitos e convulsões, sendo necessário procurar assistência médica imediatamente.

A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente.

Como a calota craniana é um compartimento limitado, a massa encefálica não tem para onde crescer, o que requer medidas para reduzir o inchaço. O período do inchaço é variável. Pode ser de 2 a 3 dias, ou até mais.

O tempo normalmente indicado para a recuperação de uma concussão é de 14 dias.

Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.

A lesão cerebral pode ter efeitos sérios e ao longo da vida no funcionamento físico e mental, incluindo perda de consciência, memória e/ou personalidade alterada e paralisia parcial ou completa.

Fisiopatologia da lesão encefálica traumática
Uma lesão posterior pode ocorrer logo após, em virtude da cascata de eventos desencadeada pela lesão inicial. Qualquer tipo de traumatismo cranioencefálico (TCE) pode causar edema cerebral e diminuição do fluxo sanguíneo no encéfalo.

As complicações mais comuns que acometem as vítimas do TCE incluem o edema cerebral, laceração de vasos, fístula liquórica, hidrocefalia, convulsões, epilepsia, formação de abscesso cerebral, rinorréia e otorréia liquórica, lesão de nervos, hematomas que podem criar lesões expansivas adicionais, infecções como: ...

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Tratamento Fisioterapêutico
De forma geral, a reabilitação após o TCE consiste basicamente em reorganizar as funções cerebrais remanescentes e utilizar o potencial cerebral máximo de cada paciente. Dentre outros fatores, envolve o treinamento sensorial e motor, a fim de reeducar o sistema nervoso após a lesão.

Uma hemorragia cerebral é perigosa e precisa ser tratada imediatamente antes que ocorram mais danos cerebrais.

Ficar acordado ou dormir após bater a cabeça não influencia o impacto. Segundo a neurologista infantil, não existe diferença na evolução clínica se o trauma aconteceu perto do sono ou não. Ou seja, os cuidados devem ser os mesmos em qualquer período do dia.

O que devo observar após a queda? O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado.

Quais os sintomas da contusão?

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Hematoma;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de calor na região afetada.