O que é uma conta patrimonial de 5 Exemplos?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 14 votos

As contas patrimoniais são formadas por dois grupos: o ativo e o passivo. O ativo é composto de bens e direitos e apresentarão saldo devedor. Exemplo: máquinas, imóveis, veículos, caixa e banco (conta movimento) são alguns exemplos de contas patrimoniais ativas.

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

Em outras palavras, as contas de resultado são aquelas que demonstram diferença no resultado econômico de uma empresa. Imagine quantas movimentações financeiras podem ser realizadas durante um único dia: pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, transferências bancárias, empréstimos, compra, venda...

São os itens de posse que demandam custo e contas a pagar em geral. Ou seja, tudo que gera despesa. Assim como no caso dos ativos, podem ser divididos em circulantes e não circulantes dependendo da possibilidade de serem realizados (convertidos em prejuízo) dentro do mesmo ano ou nos seguintes.

Trata-se de um relatório que elenca todos os ativos e passivos da empresa, mostrando a situação contábil e financeira da organização. É muito provável que, se você já abriu uma empresa ou liderou um negócio, tenha ouvido falar do balanço patrimonial.

NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Com a definição em mente de que um bem patrimonial é tudo o que uma empresa pode converter em valor financeiro, o gestor também precisa conhecer as classificações mais comuns para os bens patrimoniais. Dessa forma, em sentido amplo, um bem patrimonial é tudo o que uma pessoa, grupo de pessoas ou empresa tem.

As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.

São exemplos de despesas:
contas de luz, internet e telefone; materiais de consumo; aluguel; gastos com manutenção.

Conta contábil” é a representação nominal que identifica qualitativa e quantitativamente os componentes patrimoniais e de resultado de uma empresa. É por meio das contas que a contabilidade registra e controla as transações que modificam o patrimônio de uma empresa.

A função das contas é representar os elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido) e o resultado (receitas e despesas).

Receitas provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

Afinal, o que é patrimônio na contabilidade? O conceito de patrimônio, na contabilidade, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa. Os bens e direitos compõem o ativo, enquanto as obrigações formam o passivo.

Exemplos: contas a pagar, duplicatas a pagar, fornecedores, impostos a recolher, financiamentos bancários, promissórias a pagar, aluguéis a pagar, salários a pagar, etc.

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

Tipos de Patrimônios Culturais
O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista, conservacionista e histórica, beleza cênica, áreas que transmitem à população a importância dos ambientes naturais, desde a disponibilização de recursos essenciais à vida (através de serviços ecossistêmicos), até atividades de lazer e turismo ...

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.