O que é uma configuração anatômica?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo.

Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.

Anatomia do coração
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g.

Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões.

Função: Transporte de nutrientes, oxigênio, gás carbônico, hormônios e células; controle de temperatura e pH; mecanismo de defesa; filtragem de células estranhas e partículas indesejáveis.

As características anatômicas que podem influenciar na qualidade são: casca, câmbio, anéis de crescimento (lenho inicial e lenho tardio), proporção de cerne e alburno, raios, medula, traqueídeos/ fibras, vasos, parênquima longitudinal, dentre outros.

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.

Portanto, o termo normal para os anatomistas obedece a um padrão que não inclui variações. Este padrão corresponde ao que ocorre na maioria dos casos, ao que é mais frequente, ou melhor, a estrutura habitual do corpo é o padrão mais comum.

As variações anatômicas podem ser determinadas por um conjunto de fatores, chamados Fatores Biológicos ou Fatores Gerais de Variação Anatômica. Estes fatores são os seguintes: Idade, sexo, raça e tipo morfológico constitucional (longilíneo, mediolineo e brevilíneo).

A nomenclatura baseada na orientação anatômica correta e embasada na Terminologia Anatômica oficial e vigente facilita não somente a localização espacial das estruturas, mas também as relações com as demais estruturas e órgãos 2. Sociedade Brasileira de Anatomia.

Também chamados de “os grandes vasos” do coração, recebem este nome justamente por se localizarem na base do coração. Funcionam para transportar sangue do e para o coração à medida que ele bombeia este sangue.

O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades: Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração; Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.

tórax

Anatomia do sistema cardiovascular
O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular e é caracterizado por um músculo oco, localizado no centro do tórax, que funciona como uma bomba.

O sopro no coração pode ser causado, por exemplo, por um estreitamento no interior das veias e artérias do órgão, resultando em uma dificuldade na circulação sanguínea. Outra causa é o não fechamento completo das válvulas do coração, fazendo com que um pouco de sangue escape.

Possíveis sintomas de coração grande
O coração grande ou cardiomegalia não é uma doença, é um sinal de outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e problemas nas válvulas do coração ou arritmia.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

coração

Estrutura do sistema cardiovascular. O órgão central do sistema cardiovascular é o coração. Localizado entre os pulmões, na caixa torácica, ele é responsável por bombear o sangue e levá-lo para todo o corpo através dos vasos sanguíneos.

Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue no organismo, podem ser divididos, conforme sua estrutura e função, em três tipos: artérias, veias e capilares.

Sistêmica (ou descritiva): divide o corpo em sistemas orgânicos. Topográfica (ou regional): divide o corpo em segmentos ou regiões. Radiológica: estuda o corpo humano com base no uso de imagens. De superfície: foca o estudo nos relevos e depressões existentes na superfície do corpo.

A anatomia é a área da ciência que realiza os estudos, de forma macroscópica e microscópica, acerca da constituição e do desenvolvimento dos seres vivos organizados, analisando sua composição e estruturação e como os sistemas se relacionam entre si.

Partes do Corpo Humano

  • Partes do corpo humano.
  • Cabeça.
  • Tronco.
  • Membros superiores.
  • Membros inferiores.