O que é uma condição especial?

Perguntado por: amoraes9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

As condições especiais de trabalho destinam-se a pessoas com deficiência, necessidades especiais ou doença grave. Alcançam também quem tem filhos ou dependentes legais nessas condições.

Aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa a a pessoa ou a família, no âmbito residencial destas, por dois dias por semana. Além dos requisitos gerais da relação de emprego (pessoa física, pessoalidade, continuidade, onerosidade e subordinação)” …

A CET é uma Gratificação por Condições Especiais de Trabalho, auferida ao servidor em atividade que esteja submetido às circunstâncias excepcionais no exercício do trabalho normal, com previsão legal na Lei 7.990/01, art. 110-B, sendo essa incorporada após o recebimento por 5 anos consecutivos ou 10 anos intercalados.

Atividade especial é aquela na qual os profissionais ficam expostos a agentes nocivos à saúde (químicos, físicos ou biológicos), de forma permanente e ininterrupta, e em níveis acima dos permitidos por lei.

Segundo o PLP 245/2019, tem direito a aposentadoria especial o segurado com efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, incluídos em lista definida pelo Poder Executivo. De acordo com o texto, deve ser observada uma carência de 180 meses de contribuições.

Documentações para provar a atividade especial
No mais, são documentos que comprovam a atividade especial: Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Laudo de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT; Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP.

STF permite que aposentado especial trabalhe na pandemia
O Supremo Tribunal Federal decidiu que neste momento de pandemia, os profissionais da área da saúde que se aposentaram de maneira especial podem continuar trabalhando, desde que atuem no combate e tratamento do Covid.

Quais são os tipos de trabalho? Os tipos de trabalho envolvem modelos como trabalho formal e informal, profissionais liberais, autônomos, freelancers, entre outros.

55 anos de idade + 15 anos de atividade especial — atividades de alto risco; 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial — atividades de médio risco; 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial — atividades de baixo risco.

Trata-se dos benefícios que são oferecidos pelo empregador como parte da remuneração total: plano de saúde, previdência privada, seguro de vida, transporte, auxílio-creche e outros. Há casos em que esses benefícios representam uma parcela significativa da remuneração do trabalhador.

O regime especial de trabalho, consta na Lei Complementar nº 1.019, para os servidores públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, que tenham cônjuge, filho ou dependente com deficiência.

§ 2º – Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado.

Utilizar de terceiros na exploração da atividade fora dos limites permitidos para o segurado especial; Exceder o limite de dias em atividade remunerada diversa da sua atividade rural; e. Exceder o limite de dias de hospedagem na exploração da atividade turística da propriedade rural.

Sendo assim, para que você seja considerado segurado especial, deverá atender os dois requisitos a seguir:

  1. Trabalhar no meio rural, mesmo que você não seja proprietário da terra; ...
  2. Ter a sua subsistência e a da sua família garantida pelo trabalho rural.

Segurado especial é o trabalhador rural que exerce atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, tirando o sustento próprio e de sua família a partir da atividade.