O que é uma concepção racionalista?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

A concepção racionalista - se estende dos gregos até o final do século XVII – afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como matemática, portanto, capaz de provocar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível.

As ideias racionalistas opõem-se, no âmbito da teoria do conhecimento, às teorias formuladas pelos filósofos empiristas, que acreditavam que todo o conhecimento advinha unicamente da experiência prática do ser humano. Os racionalistas, por sua vez, admitem que a única fonte do conhecimento é a racionalidade pura.

Nessa escola filosófica as ideias não fundamentadas em raciocínios lógicos e racionais não são validadas. Ou seja, o empirismo, que acredita na obtenção de informações a partir dos sentidos humanos, foi um modo de pensar muito rebatido à época. Os principais racionalistas modernos são René Descartes e Baruch Spinoza.

Enquanto o racionalismo acredita que todas as verdades e conhecimentos são inatos do ser humano e apenas com a razão é possível desenvolvê-las, o empirismo acredita que é preciso testar e experienciar para chegar a esse conhecimento.

Marilena Chauí (2000)estabelece como sendo as três principais concepções de ciência a racionalista, a empirista e a construtivista.

Por exemplo, alguns racionalistas sustentam que as leis da lógica e da matemática nos dizem como o mundo deve ser e que essas leis são estabelecidas apenas pela razão.

O Racionalismo Moderno é o nome dado a um pensamento filosófico que focava o ser humano e a racionalidade como fonte de conhecimento. Ou seja: o conhecimento nasce com o Homem, mas precisa ser acessado a partir da reflexão.

Visão Geral. O racionalismo crítico lida com a questão de como problemas, sejam eles metódicos, racionais, sociais, políticos ou científicos, podem ser investigados e resolvidos. Esse sistema filosófico parte da crença de senso comum, dentro da capacidade humana para o conhecimento.

É uma corrente filosófica que privilegia o uso da razão como forma de obter conhecimento, de chegar à verdade e de explicar a realidade. Oposto ao empirismo, o racionalismo se propõe a responder o problema do conhecimento pela razão, e não a partir da experiência.

O que é Racional:
Racional é um adjetivo oriundo do termo latim "rationalis" e é usado para descrever alguém que é dotado e faz uso da razão, que raciocina, que é razoável, está conforme à razão. Racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão.

O racionalismo é uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento associada aos sentidos. O racionalismo pode ser dividido em diferentes vertentes: A vertente metafísica, que encontra um caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica e sujeito a leis.

O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos. Assim, o raciocínio lógico seria construído através da dedução de ideias, tal como os conhecimentos de Matemática, por exemplo.

O racionalismo sustenta que há um tipo de conhecimento que surge diretamente da razão. É baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.

Ciência é todo um sistema de conhecimentos que obtemos mediante o uso de métodos científicos. E conhecimento científico: é aquele produzido de acordo com uma investigação científica, ou seja, é desenvolvido através da técnica, da ciência, da observação e da certeza (P1).

- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.

Diante de todos os posicionamentos dos pré-socráticos, sofistas, de Sócrates e de Platão, Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: 1 - SENSAÇÃO, 2 - PERCEPÇÃO, 3 - IMAGINAÇÃO, 4 - MEMÓRIA, 5 - LINGUAGEM, 6 – RACIOCÍNIO, 7 - INTUIÇÃO.

Algumas das principais características da racionalidade incluem: Lógica: A racionalidade envolve a capacidade de pensar de forma lógica, usando a razão e a coerência para chegar a conclusões. Objetividade: A racionalidade busca uma análise objetiva de informações e evidências, sem influências subjetivas ou emocionais.