O que é uma comunidade gentílica?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Designação de um indivíduo de acordo com seu local de origem, nascimento. Exemplo de uso da palavra Gentílica: "As comunidades gentílicas existiram durante quase todo o período homérico."

A formação da aristocracia (a classe social proprietária de terras) ocorreu em razão do fim das comunidades gentílicas (formadas a partir dos gens, pequenos grupos familiares), comandadas por um páter, um homem que dominava os grupos familiares, pois os parentes mais próximos, os eupátridas, passaram a dispor das ...

Nesses moldes, a terra tinha uso coletivo e as atividades eram organizadas pela figura do pater. Ao fim desse período, observamos que as comunidades gentílicas entraram em crise a partir do momento em que as técnicas de produção não conseguiam distribuir recursos iguais entre os integrantes da comunidade.

A tradução desta palavra por raça, estirpe ou família, embora correta, não apreende o seu significado essencial. Genos deriva de gignomai (nascer, devir). O genos comum a um grupo de indivíduos marca a comunhão de uma natureza por nascimento, formando uma comunidade.

Gerúsia: conselho de anciãos formado após eleição na Apela. Eram eleitos 28 esparciatas com mais de 60 anos, que se reuniam com dois gerontes que ocupavam o cargo de maneira vitalícia. Supervisionavam a administração de Esparta, faziam as leis para serem votadas na Apela e cumpriam as leis espartanas.

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.

Dentro desta unidade, os gregos viviam sob o poder do pater (patriarca), que tinha como sucessor o seu primogênito. Todos os bens de produção e o trabalho eram coletivos, ou seja, toda a produção era divida entre os integrantes da comunidade.

As polis surgem no século VIII a.C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a.C. Anteriormente, as pessoas se reuniam em pequenas aldeias (comunidade gentílicas agrícolas denominadas “genos”) com terras de uso coletivo, as quais floresceram durante o período homérico.

Resposta verificada por especialistas
A nobreza (a classe social proprietária da terra) é formada pelo fim da comunidade clânica (formada por clãs, pequenos grupos familiares), dirigida por um homem que domina o grupo familiar, pois os parentes mais próximos, os eupátridas, vêm para a comunidade com a melhor terra.

O termo “polis” em grego significa “cidade”. Note que as polis gregas representam a base do desenvolvimento do conceito de cidade tal qual conhecemos hoje.

Formação da Grécia
O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Resposta verificada por especialistas. A diferença central é que os genos eram menores, sendo uma forma de organização social que podemos chamar de tribal, tendo sido característica do período formativo da história grega, enquanto que as póleis eram bem maiores, sendo já organizações sociais mais complexas.

A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade.

A pólis era composta por uma região urbana, onde ficavam a ágora (praça central que servia para reuniões públicas), o templo e o mercado onde eram realizadas as trocas. A área rural era formada pelos campos vizinhos à cidade, cultivados tanto por camponeses livres quanto por escravos.

brandão - Dicionário Online Priberam de Português.

Brandão - Dicio, Dicionário Online de Português.

Grafia no Brasil: ingênua. Grafia no Brasil: ingênua. Grafia em Portugal: ingénua.

Os hilotas ficavam com metade de sua produção, enquanto no resto do mundo antigo tudo o que os escravos produziam pertencia a seus senhores. Moravam em unidades familiares, conheciam seus pais, escolhiam suas esposas e criavam seus próprios filhos – condições que não existiam para os escravos.

A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).

Homérico, no sentido figurado, é uma expressão usada como referência a algum fato heroico, grandioso, épico. Quando queremos nos referir a grandes feitos usamos a expressão façanhas homéricas, fatos homéricos, acontecimentos homéricos.