O que é uma comunicação efetiva?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Uma comunicação efetiva, que seja oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor, reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria de segurança do paciente. A comunicação pode ser eletrônica, verbal ou escrita.

Uma comunicação efetiva precisa de quatro fatores muito importantes para acontecer: foco, estratégia, validação e redação da crítica.

A comunicação efetiva não consiste só na fala, na expressão, ela também se baseia na audição e na atenção. Se comunicar é se conectar com outras pessoas. Para isso, além de se expressar, temos que aprender a ouvir. A escuta ativa é uma ferramenta importante para a comunicação atual.

Uma comunicação efetiva precisa oferecer informações completas, sem ambiguidade e que sejam plenamente compreendidas pelo receptor, reduzindo assim a ocorrência de erros/falhas, promovendo assim melhoria na segurança do paciente. A comunicação pode ser eletrônica, verbal, escrita ou não verbal (4).

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso. É a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente.

Uma comunicação efetiva no trabalho traz inúmeros benefícios, como: Distribuição mais eficiente de tarefas e de recursos, ajudando a reduzir o tempo de produção. Motivação sadia dos empregados. Com uma comunicação efetiva, eles se sentirão mais engajados com os objetivos, os companheiros e o líder que os coordena.

Além de trazer uma harmonia para a equipe, a comunicação efetiva ajuda a engajar colaboradores, evita mal entendidos, fortalece as tomadas de decisões na empresa e permite que a delegação das tarefas seja otimizada.

6 passos para uma estratégia de comunicação efetiva

  • Entenda a marca do cliente. ...
  • Elabore um planejamento alinhado com a realidade. ...
  • Saiba com qual público você está conversando. ...
  • Defina um cronograma. ...
  • Facilite processos. ...
  • Mensure resultados.

Informação não específica ou clara, e sem relação com o que está a ser transmitido pode ser uma barreira à comunicação efectiva.

Ela envolve ouvir atentamente o que os outros estão dizendo, compreender suas perspectivas e seus sentimentos, e responder de forma adequada. A escuta ativa pode ajudar a evitar conflitos e melhorar o clima na equipe, além de aumentar a produtividade.

Além dos 5 Cs da comunicação eficaz, mostrados no tópico anterior, é preciso retomar os 4 pilares básicos da comunicação humana. Eles ajudam a dimensionar o que é necessário para assegurar que uma mensagem emitida chegue de forma satisfatória ao receptor. São eles: forma, plataforma, interação e mensagem.

uma boa comunicação exige que nos dediquemos a ouvir o outro; ela deve ser tanto verbal quanto não-verbal; controlar as emoções e evitar situações estressantes ajuda a obter uma comunicação mais eficaz; e. ser enfático e demonstrar suas ideias é fundamental.

Uma boa comunicação é fundamental em vários aspectos da nossa vida. Na carreira, ganha uma importância ainda maior, pois permite ter um relacionamento mais próximo e transparente com as equipes. Ajuda ainda a dar e receber feedbacks construtivos, auxiliando na sua ascensão profissional.

A efetiva comunicação da equipe gera benefícios mútuos, através da melhora na assistência e na segurança, e para os profissionais, uma vez que melhora a qualidade do ambiente no trabalho.

E para que isso aconteça de forma legítima, aquele que transmite uma mensagem precisa buscar incessantemente os quatro Cs da comunicação assertiva, clareza, consistência, coerência e confiança.

Na comunicação assertiva é possível dialogar com o outro sem violar a necessidade pessoal de verbalizar pensamentos, anseios e crenças. Nela, é possível ter a habilidade de ouvir um “não” com empatia e, a partir daí, compor um diálogo corajoso que permita uma conexão entre os indivíduos com o qual interage.

Estilo de comunicação assertivo.
É o tipo de comunicador que sabe como explicar e defender o que quer. Os comunicadores assertivos podem fazer gestos com as mãos para se comunicar de maneira não verbal, e costumam exibir expressões faciais calmas ou alegres ao falar.

Ouça com atenção e empatia
Como já dissemos, ouvir com atenção e empatia são fatores essenciais para a prática de uma escuta ativa. Então, procure usar todos os seus sentidos para interpretar a mensagem que a pessoa está compartilhando.

A importância da comunicação no ambiente de trabalho

  • Fortalece a cultura da empresa. ...
  • Reduz a taxa de rotatividade. ...
  • Melhora o clima organizacional. ...
  • Melhora a resolução de problemas. ...
  • Fornece feedback para mudanças. ...
  • Evita conflitos entre os membros da equipe. ...
  • Aumenta a produtividade da equipe.

São eles:

  • emissor;
  • receptor;
  • mensagem;
  • canal;
  • código;
  • contexto.