O que é uma Colecistopatia Calculosa?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A colecistopatia calculosa, também conhecida como pedra na vesícula, é uma patologia que atinge cerca de 20% da população mundial. Bastante comum nos plantões do PS, ela merece atenção.

Causas da colecistite
A principal causa da colecistite é a formação de cálculos biliares (colelitíase) que bloqueiam o duto cístico, impedindo que a bile saia da vesícula biliar e alcance o duodeno, onde se processa a emulsificação das gorduras.

Sim, a cirurgia para retirada das pedras na vesícula é quase sempre indicada, porque quando estes cálculos biliares ficam maiores, podem obstruir a vesícula. A obstrução causa dores ainda mais intensas do lado direito do abdome, principalmente durante ou logo após a alimentação, além de má digestão, náuseas e vômitos.

Tratamentos para a colecistopatia calculosa
Quando a doença é sintomática, deve ser feita a colecistectomia (resseção da vesícula biliar), por meio de cirurgia. Os métodos utilizados são a colecistectomia aberta ou a videolaparoscópica.

Os sintomas da colecistite crônica são semelhantes e incluem: dor na parte superior direita do abdome, que irradia para o ombro direito ou para as costas; crises de dor mais intensa, que melhoram passadas algumas horas; náuseas, vômitos e perda de apetite; cólica biliar; e sensação de desconforto, inchaço e aumento de ...

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.

Tecnicamente, não é viável retirar apenas os cálculos. Além disso, novas pedras podem se formar em pouco tempo, sendo recomendável, portanto, retirar todo o órgão.

É claro que toda cirurgia tem seus riscos, porém a cirurgia de Pedra na Vesícula é considerada bem segura e dificilmente ocorre lesões na Via Biliar. É recomendado a realização da cirurgia, assim que diagnosticado a pedra na vesícula, pois em caso de demora aumentam os riscos da operação.

O que não se pode comer quando se tem pedra na vesícula?

  • Carnes vermelhas;
  • Manteiga;
  • Doces em geral;
  • Alimentos processados com gordura saturada, como embutidos (mortadela, presunto, salsichas) ;
  • Produtos industrializados;
  • Frituras.

Piores alimentos para a saúde da vesícula biliar

  • Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo.
  • Leite integral e derivados.
  • Embutidos.
  • Carnes gordas.
  • Oleaginosas.
  • Peixes gordurosos, como o salmão.
  • Doces e chocolate.

Sem tratamento, a doença pode progredir rapidamente para gangrena e perfuração da vesícula biliar, provocando sepse, choque e peritonite; a mortalidade aproxima-se de 65%.

A vesícula com cálculos pode inflamar, chamamos isso de colecistite aguda. Quando os cálculos saem da vesícula, podem deixar a pele amarela (coledocolitíase) e inflamar o pâncreas (pancreatite). Todas essas situações são urgências.

Os cálculos biliares variam em tamanho. Eles podem ser do tamanho de um grão de areia, como também podem ser grandes como uma bola de golfe. Algumas pessoas desenvolvem apenas um cálculo biliar, enquanto outras podem desenvolver mais de um.

Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes.

Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Continuar lendo